Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
UTAD
Lema Scientia et Labore Omnia Adipiscere
Fundação 1986, antigo Instituto Universitário de Trás-os-Montes e Alto Douro (1979) e anteriormente Instituto Politécnico de Vila Real (1973)
Tipo de instituição Pública
Localização Vila Real (sede e Campus), Extensão em Chaves
Reitor(a) António Fontainhas Fernandes
Vice-reitor(a) Artur Fernando Arede Correia Cristovão, João Filipe Coutinho Mendes, António José Rocha Martins da Silva
Total de Estudantes 7.000
Página oficial http://www.utad.pt/

​​A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro é uma universidade pública portuguesa. Criada em 1986 a partir do Instituto Politécnico de Vila Real, criado em 1973.

Este Instituto assumiu um papel relevante contribuindo para o desenvolvimento regional. Daí que, em Setembro de 1979, tenha sido criado o Instituto Universitário de Trás-os-Montes e Alto Douro, e que, menos de dez anos depois, em face do reconhecimento universal da sua intensa atividade dos domínios do ensino e da investigação científica e tecnológica, o Governo transformasse o Instituto Universitário em Universidade. Hoje a UTAD é reconhecida como um importante ponto de referência no sistema universitário português.

De acordo com os seus Estatutos, esta Universidade, que tem como objetivos fundamentais o Ensino, a Investigação, a Extensão e Apoio à Comunidade, deverá constituir um Centro de Excelência para a educação permanente e para a criação, transmissão e difusão da cultura, da ciência e da tecnologia.

A UTAD tem o seu próprio espaço no seio do ensino superior em Portugal pois contribui para que as carências detetadas quanto a cursos de interesse nacional sejam satisfeitas, escolhendo áreas ainda não esgotadas quanto ao mercado de trabalho.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]