Escola Superior de Saúde do Alcoitão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA) é um Estabelecimento Privado de Ensino Superior Politécnico em Alcoitão, freguesia de Alcabideche, concelho de Cascais. Foi fundada em a 4 de junho de 1966, com o nome de Escola de Reabilitação, sendo que só em 1994 é que passou a ser conhecida pelo seu atual nome[1]. Tem neste momento cursos de Licenciatura em Terapia ocupacional, Fisioterapia e Terapia da fala e de Mestrados, Pós-graduações e Formações Contínuas.

Esta foi a primeira escola a nível nacional que leccionou os três cursos acima mencionados e é conhecida pelo seu prestígio e elevadas capacidades dos seus estudantes[2].

A Entidade Instituidora é a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), uma instituição sem fins lucrativos, de Utilidade Pública, fundada há mais de 500 anos, com actividade nos domínios da solidariedade, acção social e saúde.

Além disso, conta com o apoio do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA) e com o Hospital Ortopédico de Sant'Ana (HOSA), entre outros. Tendo ainda ligações com a Associação de Profissionais de Terapia Ocupacional, de Fisioterapia e de Terapia da Fala.

É a única Escola Superior a nível nacional que garante o reconhecimento internacional aos seus licenciados em Terapia Ocupacional.

Referências

  1. «Institutos Públicos» (PDF). Consultado em 22 de Fevereiro de 2013  |nome1= sem |sobrenome1= em Authors list (ajuda)
  2. Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. «Escola Superior de Saúde do Alcoitão» (PDF). Observatório / Luta contra a pobreza na cidade de Lisboa. Consultado em 22 de fevereiro de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]