Instituto Politécnico de Santarém

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Instituto Politécnico de Santarém
IPSantarém
Fundação 1979
Tipo de instituição Público
Localização Santarém
Presidente João Miguel Raimundo P. Moutão
Página oficial http://www.ipsantarem.pt/

O Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) é um estabelecimento português de ensino superior politécnico sediado em Santarém.

O IPSantarém agrega as seguintes escolas de ensino politécnico:

História[editar | editar código-fonte]

A origens do Instituto Politécnico de Santarém remontam à criação da Escola Prática Elementar de Agricultura e Frutuária de Santarém (depois "Escola de Regentes Agrícolas de Santarém" e atualmente "Escola Superior Agrária de Santarém"), a 18 de julho de 1888.

A 25 de julho de 1973, é publicada a Lei de Bases do Sistema Educativo que prevê uma reforma profunda do ensino (conhecida por "Reforma Veiga Simão"). No âmbito da reforma, previa-se a extinção do ensino médio e a sua substituição por um ensino superior de curta duração a ser ministrado em instituto politécnicos e outras instituições. Na sequência daquela lei, é publicado o Decreto-Lei n.º 402/73 de 11 de agosto que cria uma série de novas instituições de ensino superior, entre as quais o Instituto Politécnico de Santarém, que seria constituído a partir da já existente Escola de Regentes Agrícolas de Santarém.

Contudo, com a ocorrência da Revolução de 25 de abril de 1974, a constituição do IPSantarém acabou por não se efetivar.

O Instituto Politécnico de Santarém acabaria por ser efetivamente criado apenas em 1979, através do Decreto-Lei n.º 513-T/79 de 26 de dezembro.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Decreto-Lei n.º 402/73 de 11 de agosto
  • Decreto-Lei n.º 513-T/79 de 26 de dezembro