Usuário(a):Rodrigo Leite Valentin/Sérgio Lessa: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
→‎Principais Obras: Links para a ontologia e prolegômenos
m
Linha 1: Linha 1:
<big><big>'''Sérgio Lessa'''</big></big>
<big><big>'''Sérgio Lessa'''</big></big>


Sérgio Lessa é doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Campinas (Unicamp), professor na Universidade Federal de Alagoas, membro do conselho editorial da revista Crítica Marxista<ref>http://www.boitempoeditorial.com.br/v3/Autores/visualizar/sergio-lessa Visitado em: 27/Fev/2016</ref> e autor de inúmeros livros de análise materialista-dialética, a grande maioria deles disponibilizados pelo autor em seu próprio site<ref>http://sergiolessa.com.br/livros.html</ref>.
Sérgio Lessa é doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Campinas (Unicamp), professor na Universidade Federal de Alagoas, membro do conselho editorial da revista Crítica Marxista<ref>http://www.boitempoeditorial.com.br/v3/Autores/visualizar/sergio-lessa Visitado em: 27/Fev/2016</ref> e autor de inúmeros livros marxistas, a grande maioria deles disponibilizados pelo autor em seu próprio site<ref>http://sergiolessa.com.br/livros.html</ref>.
Profundo estudioso da obra ''Para uma Ontologia do ser social'', de [[György Lukács|G. Lukács]], mais especificamente sobre o tema ''trabalho fundante''.
Profundo estudioso da obra ''Para uma Ontologia do ser social'', de [[György Lukács|G. Lukács]], mais especificamente sobre o tema ''trabalho fundante''.



Revisão das 01h29min de 22 de julho de 2019

Sérgio Lessa

Sérgio Lessa é doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Campinas (Unicamp), professor na Universidade Federal de Alagoas, membro do conselho editorial da revista Crítica Marxista[1] e autor de inúmeros livros marxistas, a grande maioria deles disponibilizados pelo autor em seu próprio site[2]. Profundo estudioso da obra Para uma Ontologia do ser social, de G. Lukács, mais especificamente sobre o tema trabalho fundante.

Principais Obras

  • 2002: Mundo dos Homens: trabalho e ser social (Editora Boitempo[3]). Relançado pelo Instituto Lukács (2ª ed.) em 2012, e pelo Coletivo Veredas (3ª ed.: Mundo dos homens: trabalho na ontologia de Lukács) em 2016.
  • 2007: Trabalho e proletariado no capitalismo contemporâneo (Cortez Editora)

Outras Obras

  • 1995: Sociabilidade e individuação 1. ed. MACEIO: ED. UNIVERSIDADE FED. DE ALAGOAS, 1995. 123p .
  • 2005: Para além de Marx? Crítica ao trabalho imaterial (Editora Xamã). Aqui o autor critica o posicionamento de escritores que defendem o fim do trabalho braçal e a visão de estarmos em um interfases ruim, para o qual estaria reservado logo à frente um período de fim da luta de classes; especificamente contra a obra de Antonio Negri, Marx para além de Marx.

Cursos em vídeo

Existem vários cursos em vídeo no YouTube em que o profº Lessa ministra Introduções à obra de Lukács.

Ver também

Referências

  1. http://www.boitempoeditorial.com.br/v3/Autores/visualizar/sergio-lessa Visitado em: 27/Fev/2016
  2. http://sergiolessa.com.br/livros.html
  3. ISBN: 9788575590065
  4. ISBN: 9788577430734
  5. ISBN: 9788574294971
  6. ISBN: 9788571773646

Ligações externas