Nanos Valaoritis: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Meldimi (discussão | contribs)
Meldimi (discussão | contribs)
Linha 39: Linha 39:
{{referências}}
{{referências}}


{{esboço-escritor}}
{{esboço-escritor}}{{Controle de autoridade}}{{Portal3|Literatura}}
{{Portal3|Literatura}}


[[Categoria:Poetas em grego moderno]]
[[Categoria:Poetas em grego moderno]]

Revisão das 19h22min de 3 de outubro de 2019

Nanos Valaoritis
Nascimento 5 de julho de 1921 (102 anos)
Lausana Suíça
Ocupação escritor

Nanos Valaoritis (Lausana, 5 de julho de 1921 - 13 de setembro de 2019)[1] estava um escritor grego. Ele estudou direito, filologia (inglês e francês) nas universidades de Atenas, Londres e Sorbonne. A qualidade, o apelo internacional e a influência de sua obra levaram Valaoritis a ser descrito como o poeta mais importante da diáspora helênica desde Constantine Cavafy.[2]

Biografia

Valaoritis nasceu de pais gregos em Lausanne, na Suíça, em 1921, mas cresceu na Grécia, onde estudou clássicos e direito na Universidade de Atenas.

Em 1944, Valaoritis escapou da Grécia, ocupada pelos alemães, através do Mar Egeu, para a Turquia e de lá pelo Oriente Médio, até o Egito, onde fez contato com Seferis, que servia o governo grego no exílio como Primeiro Secretário da Legação Grega no Cairo.

Em 1960, Valaoritis retornou à Grécia e, entre 1963 e 1967, foi editor e editor-chefe da revista literária de vanguarda grega Pali. Mas quando a junta chegou ao poder em 1967, ele sentiu que não tinha escolha a não ser se exilar voluntariamente e, em 1968, foi para a América, onde se tornou professor de literatura comparada e redação criativa na Universidade Estadual de São Francisco, cargo que ocupava por vinte e cinco anos.

Em 1983, ele recebeu o Primeiro Prêmio Estadual de Poesia, enquanto lhe foi negado um prêmio semelhante em 1958. Em 1976, também lhe foi negada a proposta de se tornar um membro não credível da Academia de Atenas. Em dezembro de 2009, ele recebeu o Grande Prêmio de Literatura por todo o seu trabalho.[3]

Fontes

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) escritor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.