Rito litúrgico latino: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m
m
Linha 10: Linha 10:


[[Categoria:Ritos Litúrgicos Ocidentais da Igreja Católica| ]]
[[Categoria:Ritos Litúrgicos Ocidentais da Igreja Católica| ]]

[[en:Latin liturgical rites]]

Revisão das 14h20min de 10 de outubro de 2007

Os Ritos litúrgicos latinos, também chamados de ritos litúrgicos ocidentais da Igreja Católica, são os ritos litúrgicos utilizados pela Igreja Católica de Rito Latino, a maior e a mais numerosa das 23 Igrejas autónomas (sui juris) da Igreja Católica.

Estes ritos desenvolveram-se numa zona da Europa ocidental e do norte da África, onde o latim era a língua da educação e da cultura, e que são distintos dos outros utilizados pelas Igrejas de rito oriental que se desenvolveram na Europa oriental e no Médio Oriente.

Existe vários ritos latinos, como por exemplo o Rito Romano, o Rito Ambrosiano, o Rito Bracarense, o Rito Galicano, o Rito Moçárabe, o Rito dos Cartuxos e o Uso Anglicano. Antigamente havia muitos outros ritos litúrgicos ocidentais latinos, que foram substituídos pelo Rito Romano pelas reformas litúrgicas do Concílio de Trento e do Concílio Vaticano II.

Actualmente, o rito litúrgico que é mais utilizado na Igreja Católica de Rito Latino e até mesmo na Igreja Católica é o Rito Romano.

Ícone de esboço Este artigo sobre catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.