Ordem dos Cartuxos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ordem dos Cartuxos
Brasão da Ordem de São Bruno (ou Ordem da Cartuxa)
(O.Cart.)
Lema "Stat crux dum volvitur orbis (A Cruz permanece intacta enquanto o Mundo percorre a sua órbita)"
Fundação 15 de Agosto de 1084
Tipo Ordem religiosa
Sede Monastère de la Grande Chartreuse
38380 Saint Pierre de Chartreuse
France
Fundador São Bruno
Sítio oficial www.chartreux.org
www.vocatiochartreux.org

A Ordem dos Cartuxos (Latim: Ordo Cartusiensis), (sigla O.Cart.) é uma ordem religiosa católica semi-eremítica de clausura monástica e de orientação puramente contemplativa surgida no século XI. Fundada a 15 de Agosto de 1084, solenidade da Assunção de Nossa Senhora ao Céu, por São Bruno com seis companheiros (quatro clérigos e dois leigos), tem por origem de seu nome a montanha situada ao norte de Grenoble Chartreuse, na comuna francesa de Saint-Pierre-de-Chartreuse, em Isère, onde os primeiros religiosos se instalaram perto do actual mosteiro da Grande Chartreuse ("a Grande Cartuxa").

Esta ordem religiosa é conhecida como aquela que professa maior austeridade no modo de vida dos seus membros e ao longo de toda a sua existência manteve sempre o espírito de pobreza. Aos mosteiros da Ordem de São Bruno é-lhes dado o nome de "Cartuxas" e neles os monges e a monjas buscam uma maior intimidade com Deus por meio da oração e da contemplação. A regra da Ordem de São Bruno (ou dos Cartuxos) tomou por nome "Estatutos" e difere assim da Regra de São Bento praticada por outras ordens monásticas.

Em 1950, no seguimento da proclamação do dogma mariano da Assunção da Santíssima Virgem Maria, foi fundada uma nova congregação religiosa inspirada na espiritualidade da Ordem dos Cartuxos: a Família Monástica de Belém, da Assunção da Virgem e de São Bruno.

Características[editar | editar código-fonte]

A ordem dos Cartuxos não encarrega solenemente nenhum padre, e cada mosteiro é governado por um prior; assim nenhum edifício religioso se chama abadia. Uma cartuxa, em francês: Chartreuse, é assim o termo específico para designar o mosteiro dos cartuxos 1 .

Organização da Ordem[editar | editar código-fonte]

Monges Cartuxos a caminho dos campos situados junto ao respectivo Convento.

A Ordem dos Cartuxos, juntamente com a Ordem de Cister, é umas das primeiras ordens centralizadas na história da Igreja Católica. Ela é governada pelo capítulo geral, que se reúne a cada dois anos (todos os anos na Idade Média e o período moderno).

O prior da Grande Cartuxa recebe - ou toma - diversas decisões na história:

"Antes Cartusiae" (Antes da Cartuxa ) Questões e decisões tomadas no capítulo geral desde a Idade Média;

"Donnus Cartusiae" (Monsenhor da Cartuxa): Teorias do capítulo geral, desde a Idade Média;

"Speaker da Chartreuse" (Orador da Cartuxa):Proclama as principais teses da Cartuxa no Capítulo geral desde a Idade Média. "Pai" da ordem, se assemelha a um Abade Geral.

Assistida por um Conselho (ou do Conselho Privado, composto de monges da Grande Cartuxa e alguns priores de outros mosteiros), que governa a ordem em nome do capítulo geral, e que delega autoridade entre as sessões. E a tradição é manter de dois em dois anos um Conselho para convocar o Capítulo Geral.

Desde 1376, é representado junto à Santa Sé por um procurador-geral cujo local de residência, depois de Avinhão (Cartuxa de Val de Bênção) e Roma, está atualmente na Cartuxa de Serra San Bruno (Calábria).

Cada casa é chefiada por um antes, eleitos pela comunidade ou nomeados por autoridades superiores da ordem. Superiores são eleitos por um período de tempo, mas deve renunciar ("pedir misericórdia", de acordo com a ordem fórmula específica) para cada capítulo geral decide renová-los ou não em seus cargos, eles também podem ser depositados canônica por visitantes de suas casas, mandatado pelo Capítulo Geral.

Como resultado, cada monge que desempenha uma função, desde o mais humilde ao mais alto, pode permanecer no cargo indefinidamente se ele cumpre os seus deveres para com a satisfação de todos, ou pode ser apresentado a qualquer momento se acontecer um problema sério. Nenhum outro sistema de governo não permite tanta flexibilidade e liberdade eo equilíbrio de poder.

Os cartuxos procuram conciliar a vida comunitária e silenciosa com vida contemplativa. Na Cartuxa reside o silêncio total e absoluto como meio para chegar a Deus.2

No passado, esta Ordem religiosa dividia-se em dois grupos: os padres e os irmãos leigos. Cada monge tinha acesso à sua própria cela a qual, poucas vezes, abandonava. Três vezes por semana não comiam pão, água ou sal e faziam, muitas vezes por ano, longos jejuns. Os monges cartuxos permaneciam sempre num regime de estrito silêncio e o consumo da carne e do vinho eram-lhes proibidos.

Presentemente, os monges cartuxos continuam ainda a prática, com pequenas modificações, de tal austeridade.

A Ordem dos Cartuxos possuiu um rito litúrgico muito especial, que se chama o Rito dos Cartuxos. Este rito pertence ao grupo dos ritos litúrgicos latinos.

Brasão e Lema[editar | editar código-fonte]

Brasão dos Cartuxos.

O Lema da Ordem "Stat Crux dum voltivur orbis" ("A Cruz permanece intacta enquanto o Mundo dá sua órbita"), mas, não é o seguimento do carisma oficial da ordem.

O emblema da ordem, atestada em documentos do século XIII, é muito mais velho que o lema. Possui um globo encimado por uma cruz cercada por sete estrelas. Com Humildade, as estrelas são muitas vezes colocados por baixo do globo. Elas simbolizam Bruno e seus seis companheiros quando chegaram em Grenoble, que foi anunciada por um sonho premonitório em que o Bispo São Hugo relatou ter visto sete estrelas.

A abreviatura O. Cart. Ordo Cartusiensis é usado por pessoas de fora da Ordem para designar a ordem dos Cartuxos ou seus membros. Este uso, está na América desde o século XX, é contra a tradição diplomática da Ordem dos Cartuxos que assinou simplesmente "fr. N. Chartreux" na íntegra. A Igreja e a Santa Sé não sabia disso ainda em 1965. No Anuário Pontifício de 2000, há ainda as letras duplas "Certosini" e "OC".

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

A instauração da Ordem dos Cartuxos em Portugal deveu-se a D. Teotónio de Bragança, Arcebispo de Évora e membro da Casa de Bragança, sendo o Convento da Cartuxa de Évora dedicado à Santíssima Virgem Maria sob a invocação de Scala Coeli (que significa Escada do Céu). Em 1834, logo após a extinção das ordens religiosas, este mosteiro foi integrado na Fazenda Nacional e os 13 monges e 8 leigos que nele habitavam foram expulsos e os seus bens foram confiscados e vendidos ao desbarato. Em 1869, após o fecho de uma escola agrícola que entretanto fora instalada no espaço, José Maria Eugénio de Almeida comprou o mosteiro, completamente degradado, e as terras agrícolas circundantes. Este mosteiro foi reconstruído em 1948 por Vasco Maria Eugénio de Almeida, bisneto de José Maria, que o devolveu à Ordem Cartusiana e a qual o reabriu passados 12 anos (seguindo novamente as normas de funcionamento da Casa-Mãe e o modo de vida dos monges cartuxos, feita de silêncio, oração e absoluta entrega a Deus).

No actualidade, o Convento da Cartuxa de Santa Maria Scala Coeli, situado em Évora, continua habitado por monges cartuxos que vivem em clausura monástica.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil existe também um mosteiro da Ordem, na cidade de Ivorá, no Rio Grande do Sul: o Convento da Cartuxa de Nossa Senhora Medianeira.

Mosteiro dos Cartuxos em Farneta di Montefiorino, Itália

Papa da Ordem[editar | editar código-fonte]

Papa Início Término Período de Pontificado
Beato Urbano II 25 de Junho de 1088 29 de Julho de 1099 11 anos, 1 mês e 4 dias

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  • "Lello Universal". Dicionário enciclopédico Luso-Brasileiro - Volume 1 & 2. Consultado em Março 2014.

Referências

  1. Lello Universal, op. cit. Volume I, p.482
  2. S. Bruno, eremita, +1101, evangelizo.org, 06 de Outubro de 2011

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Ordem dos Cartuxos


Ícone de esboço Este artigo sobre Catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.