Cenobita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Se procura personagens da série Hellraiser, veja Cenobita (Hellraiser).
Ícone copta de São Pacômio, fundador do monasticismo cenobita cristão.

Um cenobita (do grego, κοινόβιο, de κοινός, transl. koinós, "comum", mais βίος, transl. bios, "vida": 'que vive em comunidade', pelo latim tardio coenobĭum,ĭi 'convento, mosteiro' e, daí, cenobīta,ae) é um monge que vive em comunidades retiradas, geralmente com os mesmos interesses ou princípios.

Um grupo de cenobitas forma o que se conhece por cenóbio. O monasticismo cenobítico existe em diversas religiões, do Budismo ao Cristianismo, e tem sido a forma mais proeminente de vida monástica no mundo.

Foi uma das formas que do monasticismo praticado nos primeiros tempos do cristianismo. O cenobitismo cristão caracteriza-se pela vida em comunidade, com divisão do tempo de trabalho, oração e liturgia. Entre os padres cenobitas estava Basílio de Cesareia (ca. 330-379), que considerava o cenobitismo como um retorno à comunidade cristã originária.O cenobitismo difere do monasticismo eremítico justamente pela vida em comunidade, pois o eremita afasta-se do contato com o mundo para assim melhor buscar a Deus. [1]Normalmente os cenobitas pertencem a uma ordem religiosa, vivendo de acordo com uma regra, ou seja, uma coleção de preceitos, tais como a Regra de São Bento.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. (em italiano) Dizionario di Storia Treccani: cenobitismo