Filhas de Maria Auxiliadora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Filhas de Maria Auxiliadora
 
Filiae Mariae Auxiliatricis
Brasão Filhas de Maria Auxiliadora
DA MIHI ANIMAS CŒTERA TOLLE
Dai-me almas e ficai com o resto
sigla
FMA
Imagem: Filhas de Maria Auxiliadora
Dom Bosco e madre Maria Mazzarello com os jovens
Tipo: Congregação de Direito Pontifício
Fundador (a): Dom Bosco e madre Maria Mazzarello
Local e data da fundação: ItáliaMornese
Aprovação: 1 de março de 1869
Superior geral: Madre Geral Yvonne Reungoat
Presença: 94 países
Membros: 13.382[1]


Site oficial: http://www.cgfmanet.org
Portal Catolicismo · uso desta caixa

As Filhas de Maria Auxiliadora (em latim Filiae Mariae Auxiliatricis; FMA) formam uma congregação religiosa da Igreja Católica Apostólica Romana, fundada por São João Bosco e cofundada por Santa Maria Mazzarello, sendo um ramo feminino da família salesiana, cujo ramo masculino é a Congregação dos Salesianos, fundada por São João Bosco, em homenagem a São Francisco de Sales. Estas freiras são, popularmente, conhecidas por irmãs salesianas (do nome latino de São Francisco de Sales: Franciscus Salesius).

Estrutura[editar | editar código-fonte]

É composta por comunidades religiosa que formam a Inspetoria, que tem uma casa provincial e está estrutura faz parte de um conjunto maior que é o Instituto das (FMA) Filhas de Maria Auxiliadora.

Presença no mundo[editar | editar código-fonte]

A congregação está presente nos cinco continentes e conta com cerca de 16 mil irmãs, espalhadas pelas Américas (dez nações e 48 centros de educação e evangelização), na Ásia (onze nações e 98 centros de educação e evangelização), na África (dezesseis nações e 34 centros de educação e evangelização), na Oceania (uma nação e um centro de educação e evangelização) e no Oriente Médio (três nações e onze centros de educação e evangelização). No Nordeste brasileiro, atualmente, são irmãs presentes em casas, nos estados de Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará. No sul do Brasil, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul,em Santa Catarina. No sudeste, existem muitas obras das Irmãs Salesianas em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Destacam-se grandes e renomados colégios, como também obras sociais, incluindo comunidades de periferia. No Centro Oeste, as Irmãs, além de vários Colégios, têm comunidades próximas a comunidades indígenas. Elas foram pioneiras em Brasília, cidade profetizada por São João Bosco. Ali, logo depois da fundação de Brasília, iniciaram os trabalhos no Centro Educacional de Brasília na Av. W3 Sul. Desenvolvem também forte trabalho educativo e social em Goiânia, Anápolis, Silvânia e Aparecida de Goiás. No Norte do Brasil, as obras se espalham pelos estados do Amazonas, Pará e Rondônia. Além de grandes colégios, as Irmãs Salesianas atendem à população ribeirinha do Amazonas e estão presentes em diversas comunidades junto à população indígena.

Referências

  1. «Dados estatísticos: as salesianas no Mundo». Dado anual de 2011. Filhas de Maria Auxiliadora. Consultado em 13 de agosto de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.