Delta do Danúbio: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Bot: Adicionando: ru:Дельта Дуная
Ilustrador (discussão | contribs)
m
Linha 1: Linha 1:
[[Image:Danube delta satelite.png|thumb|Delta do rio Danúbio - imagem de satélite.]]
O '''delta do Danubio''' é um delta que tem uma area de 3750Km quadrados no litoral do [[Mar Negro]] na divisa entre a [[Romênia]] e a [[Ucrânia]].
O '''delta do Danúbio''' é um [[delta]] que tem uma área de 3750 km<sup>2</sup> no litoral do [[Mar Negro]], na divisa entre a [[Romênia]] e a [[Ucrânia]].


Ele começa quando o rio [[Danubio]] se divide em tres braços: o Chilia (ao norte), o Sulina (no centro) e o mais ao sul chamado de Sr.Gheorghe, sendo que o braço Chilia faz a fronteira entre a Romenia e a Ucrania.
O delta começa quando o [[rio Danúbio]] se divide em três braços: o Chilia (ao norte), o Sulina (no centro) e o mais meridional chamado Gheorghe, sendo que o braço Chilia faz a fronteira entre a Roménia e a Ucrânia.


As cidades mais importantes dessa região são as cidades de: [[Tulcea]] (no inicio do delta), [[Sulina (cidade romena)|Sulina]] (na da área costeira do delta e na desembocadura do braço de Sulina); no lado romeno e [[Izinaile]] e [[Kilia]] (ao longo da fronteira) no lado ucraniano.
As cidades mais importantes dessa região são as cidades de [[Tulcea]] (no inicio do delta), [[Sulina (Roménia)|Sulina]] (na da área costeira do delta e na desembocadura do braço de Sulina); no lado romeno e [[Izinaile]] e [[Kilia]] (ao longo da fronteira) no lado ucraniano.


Nesse delta situa-se a reserva de Sfântu-gheorghe-perisor-palade, que e considerada patrimonio natural da [[UNESCO]]. Um dos principais problemas do delta tem que enfrentar é a poluição do rio [[Danubio]] e sofre ainda com problemas devido o vazamento de cianeto na minas de ouro romenas que atingira os afluentes do rio Tisza que é afluente do rio Danubio.
Nesse delta situa-se a reserva de Sfântu-gheorghe-perisor-palade, que e considerada [[património da Humanidade]] pela [[UNESCO]]. Um dos principais problemas do delta tem que enfrentar é a poluição do Danúbio e sofre ainda com problemas devido ao vazamento de [[cianeto]] proveniente de minas de ouro romenas que atingiu os afluentes do [[rio Tisza]], afluente do Danúbio.

{{esboço}}
{{esboço-georo}}


[[Categoria:Hidrografia da Romênia]]
[[Categoria:Hidrografia da Romênia]]

Revisão das 15h06min de 14 de novembro de 2007

Delta do rio Danúbio - imagem de satélite.

O delta do Danúbio é um delta que tem uma área de 3750 km2 no litoral do Mar Negro, na divisa entre a Romênia e a Ucrânia.

O delta começa quando o rio Danúbio se divide em três braços: o Chilia (ao norte), o Sulina (no centro) e o mais meridional chamado Gheorghe, sendo que o braço Chilia faz a fronteira entre a Roménia e a Ucrânia.

As cidades mais importantes dessa região são as cidades de Tulcea (no inicio do delta), Sulina (na da área costeira do delta e na desembocadura do braço de Sulina); no lado romeno e Izinaile e Kilia (ao longo da fronteira) no lado ucraniano.

Nesse delta situa-se a reserva de Sfântu-gheorghe-perisor-palade, que e considerada património da Humanidade pela UNESCO. Um dos principais problemas do delta tem que enfrentar é a poluição do Danúbio e sofre ainda com problemas devido ao vazamento de cianeto proveniente de minas de ouro romenas que atingiu os afluentes do rio Tisza, afluente do Danúbio.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Romênia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.