Sistema de informação: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Leonardo.stabile (discussão | contribs)
m Revertidas edições por 200.217.149.198, para a última versão por 200.17.199.89
m
Linha 78: Linha 78:
* [[Análise de sistemas]]
* [[Análise de sistemas]]


[[Categoria:Sistemas de informação]]

[[de:Wirtschaftsinformatik]]
[[en: Information systems]]
[[fr:Système d'information]]
[[nl:Beleidsinformatica]]


=={{Ligações externas}}==
=={{Ligações externas}}==
Linha 95: Linha 89:
* [http://www.lse.ac.uk/collections/informationSystems/ Departamento de Sistemas de Informação da London School of Economics - LSE]
* [http://www.lse.ac.uk/collections/informationSystems/ Departamento de Sistemas de Informação da London School of Economics - LSE]
* [http://www.ibict.br/cienciadainformacao/ Periódico Científico Ciência da Informação]
* [http://www.ibict.br/cienciadainformacao/ Periódico Científico Ciência da Informação]

[[Categoria:Sistemas de informação]]

[[ar:نظام معلومات]]
[[cs:Informační systém]]
[[de:Informationssystem]]
[[es:Sistema de información]]
[[en:Information systems]]
[[fi:Tietojärjestelmä]]
[[fr:Système d'information]]
[[he:מערכת מידע]]
[[id:Sistem informasi]]
[[ja:情報システム]]
[[nl:Informatiesysteem]]
[[ru:Информационная система]]
[[sl:Informacijski sistem]]
[[sk:Informačný systém]]
[[sv:Informationssystem]]
[[th:ระบบสารสนเทศ]]
[[uk:Інформаційна система]]
[[zh:信息系统]]

Revisão das 01h18min de 25 de novembro de 2007

Sistema de Informação (em inglês, Information System) é a expressão utilizada para descrever um sistema automatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informação Computadorizado), ou mesmo manual, que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário.

Outras definições

Além disso, o termo também é utilizado para descrever a área de conhecimento encarregada do estudo de Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação e suas relações com as organizações. Neste contexto, esta disciplina é comumente classificada como uma Ciência Social Aplicada, ao contrário de sua disciplina correlata Ciência da Computação, considerada uma Ciência Exata.

A área de conhecimento Sistemas de Informação é considerada pelos pesquisadores como uma área multi ou trans-disciplinar, devido às inter-relações com outras área de conhecimento, tais como Ciência da Computação, Administração, Gestão da Informação, Economia, Sociologia, Direito, Engenharia de Produção, Ciência da Informação e outras.

Um terceiro uso para a expressão Sistemas de Informação refere-se a um curso de graduação cujo foco é o desenvolvimento e aplicação de Sistemas de Informação Computadorizados nas organizações. O conteúdo deste curso abrange aspectos técnicos, gerenciais e sociológicos, abrangendo, em linhas gerais, os conteúdos relevantes estudados na área de conhecimento Sistemas de Informação.

As concepções mais modernas de Sistemas de Informação contemplam também os Sistemas de telecomunicações e/ou equipamentos relacionados; sistemas ou subsistemas interconectados que utilizam equipamentos na aquisição, armazenamento, manipulação, gestão, movimento, no controle, na exposição, na troca, no intercâmbio, na transmissão, ou na recepção da voz e/ou dos dados, e inclui o software e hardware utilizados. Em relação a esta última definição, é comum nos meios acadêmicos a utilização do termo Tecnologias da Informação e Comunicação (ICT - Information and Communication Technologies).

Um Sistema de Informações pode ser então definido como todo sistema usado para prover informação (incluindo o seu processamento), qualquer que seja o uso feito dessa informação.

Um sistema de informação possui vários elementos inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback.

Conceito do MEC

Segundo definição adotada pelo Ministério da Educação e Cultura brasileiro, o curso de Sistemas de Informação estuda a computação como atividade-meio, ou seja, estuda a aplicação da computação nas organizações. Esta definição é oposta à definição do MEC para os cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação, que estudam a computação como atividade-fim.

Atividades envolvidas

O tipo de trabalho previsto para um Bacharel em Sistemas de Informação abrange a administração do fluxo de informações geradas e distribuídas por redes de computadores dentro de uma organização. Suas responsabilidades em uma empresa podem abranger o planejamento e organização do processamento, armazenamento, recuperação e disponibilização das informações. Este trabalho também abrange funções relacionadas a suporte aos usuários e infra-estrutura tecnológica.

No âmbito do desenvolvimento de sistemas, o trabalho do Bacharel em Sistemas de Informação inclui gestão de projetos, levantamento de requisitos, análise, especificação, projeto/desenho (no sentido de design) do sistema, programação, testes, homologação, implantação e acompanhamento dos sistemas solicitados pelos seus usuários/clientes.

Evolução histórica dos Sistemas de Informação

O Século XX é considerado aquele do advento da Era da Informação. A partir de então, a informação começou a fluir com velocidade maior que a dos corpos físicos. Desde a invenção do telégrafo elétrico em 1837, passando pelos meios de comunicação de massa, e até mais recentemente, o surgimento da grande rede de comunicação de dados que é a Internet, o ser humano tem de conviver e lidar com um crescimento exponencial do volume de dados disponíveis.

O domínio da informação disponível é uma fonte de poder, uma vez que permite analisar fatores do passado, compreender o presente, e principalmente, antever o futuro.

Os sistemas de informação surgiram antes mesmo da informática. Vejamos a seguir sua evolução ao longo do tempo.

Pré-História

Antes da popularização dos computadores, os sistemas de informação nas organizações se baseavam basicamente em técnicas de arquivamento e recuperação de informações de grandes arquivos. Geralmente existia a figura do "arquivador", que era a pessoa responsável em organizar os dados, registrá-los, catalogá-los e recuperá-los quando necessário.

Esse método, apesar de simples, exigia um grande esforço para manter os dados atualizados bem como para recuperá-los. As informações em papéis também não possibilitavam a facilidade de cruzamento e análise dos dados. Por exemplo, o inventário de estoque de uma empresa não era uma tarefa trivial nessa época, pois a atualização dos dados não era uma tarefa prática e quase sempre envolvia muitas pessoas, aumentando a probabilidade de ocorrerem erros.

Primeira Geração

A primeira geração é caracterizada pelo surgimento dos Sistemas Operacionais ou Orientados à Operação, automatizados através de grandes computadores (em seu início) e mais à frente migrado para microcomputadores.

Atenção: O texto desta seção é muito básico, não informa quase nada. Os sistemas de informação evoluiram muito mais do que isso, portanto, tenha cautela ao utilizar este texto.

Vantagens de um Sistema de Informação

Em um Sistema, várias partes trabalham juntas visando um objetivo em comum. Em um Sistema de Informação não é diferente, porém o objetivo é um fluxo mais confiável e menos burocrático das informações. Em um Sistema de Informação bem construído, suas principais vantagens são:

Acesso rápido às informações; Garantia de integridade e veracidade da informação; Garantia de segurança de acesso à informação;

Informações de boa qualidade são essenciais para uma boa tomada de decisão.

Observações: Um Sistema de Informação não precisa ter essencialmente computadores envolvidos, basta ter várias partes trabalhando entre si para gerar informações.

Ele pode ser tanto manual quanto baseado em TI, ou uma mescla dos dois. Acontece que um Sistema de Informação grande dificilmente sobrevive atualmente sem estar informatizado, o que por si só não elimina o fator humano no processo. É a interação dos componentes da TI com o componente humano que faz com que um Sistema de Informação tenha funcionalidade e utilidade para a organização.

Classificação

Podemos ter a classificação dos Sistemas de Informação baseados em TI de acordo com o tipo de informação processada:

  • Sistemas de Informação Operacional: tratam das transações rotineiras da organização; Comumenente encontrados em todas as empresas automatizadas
  • Sistemas de Informação Gerencial: agrupam e sintetizam os dados das operações da organização para facilitar a tomada de decisão pelos gestores da organização;
  • Sistemas de Informação Estratégicos: integram e sintetizam dados de fontes internas e externas à organização, utilizando ferramentas de análise e comparação complexas, simulação e outras facilidades para a tomada de decisão da cúpula estratégica da organização.

Veja também


Ligações externas