Glândula bulbouretral: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Precisão de texto
Linha 4: Linha 4:
Legenda = Aparelho reprodutor masculino: a glândula bulbo-uretral é o número 13 |
Legenda = Aparelho reprodutor masculino: a glândula bulbo-uretral é o número 13 |
}}
}}
'''Glândula bulbouretral''', também conhecida como '''Glândula de Cowper''', é a [[glândula]] encontrada debaixo da [[próstata]].
'''Glândula bulbouretral''', também conhecida como '''Glândula de Cowper''', é uma [[glândula]] situada debaixo da [[próstata]].


É uma glândula que secreta o [[fluido pré-ejaculatório]] que integra, em cerca de 5%, o fluido seminal, que é uma substância viscosa que também faz parte do sêmen e facilita a relação sexual, devido ao caráter lubrificante que apresenta.
Responsável pela secreção do [[fluido pré-ejaculatório]] que integra em cerca de 5% o fluido seminal (a próstata secreta outros 30% e o restante vem dos [[testículos, em forma de [[espermatozóide]]s envolvidos em líqüido viscoso). Esse fuido viscoso facilita a relação sexual, devido ao caráter lubrificante que apresenta.


Em algumas técnicas cirúrgicas em [[transexuais]] MtF (de homem para mulher) essa glândula é mantida para possibilitar que a neovagina (vagina criada mediante uma [[vaginoplastia]]) tenha lubrificação natural.
Em algumas técnicas cirúrgicas de [[Cirurgia de Redesignação Sexual|redesignação sexual]] em [[transexuais]] MtF (de homem para mulher) essa glândula, bem como a próstata, são mantidas para possibilitar que a [[neovagina]] tenha lubrificação natural.


{{esboço-anatomia}}
{{esboço-anatomia}}

Revisão das 01h37min de 23 de dezembro de 2007

Glândula bulbouretral
Ficheiro:Maleana int.png
Aparelho reprodutor masculino: a glândula bulbo-uretral é o número 13

Glândula bulbouretral, também conhecida como Glândula de Cowper, é uma glândula situada debaixo da próstata.

Responsável pela secreção do fluido pré-ejaculatório que integra em cerca de 5% o fluido seminal (a próstata secreta outros 30% e o restante vem dos [[testículos, em forma de espermatozóides envolvidos em líqüido viscoso). Esse fuido viscoso facilita a relação sexual, devido ao caráter lubrificante que apresenta.

Em algumas técnicas cirúrgicas de redesignação sexual em transexuais MtF (de homem para mulher) essa glândula, bem como a próstata, são mantidas para possibilitar que a neovagina tenha lubrificação natural.

Ícone de esboço Este artigo sobre Anatomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.