Wikipédia Discussão:Votações/Política de banimento: diferenças entre revisões

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Rjclaudio (discussão | contribs)
Linha 46: Linha 46:


:Aaaahhh, agora com esse exemplo ficou muito mais claro. Concordo completamente com a política. Se tivesse falado isso antes talvez pudesse até ser atingido o consenso, visto que a dúvida era justamente a diferença entre banir e bloquear. => [[Usuário:Rjclaudio|Rjclaudio]] <sup> [[Usuário Discussão:Rjclaudio|msg]] </sup> 17h24min de 1 de Abril de 2008 (UTC)
:Aaaahhh, agora com esse exemplo ficou muito mais claro. Concordo completamente com a política. Se tivesse falado isso antes talvez pudesse até ser atingido o consenso, visto que a dúvida era justamente a diferença entre banir e bloquear. => [[Usuário:Rjclaudio|Rjclaudio]] <sup> [[Usuário Discussão:Rjclaudio|msg]] </sup> 17h24min de 1 de Abril de 2008 (UTC)
::Precisando de mais exemplos, é só pedir... - [[Usuário:Al Lemos|Al Lemos]] ([[Usuário Discussão:Al Lemos|discussão]]) 18h44min de 1 de Abril de 2008 (UTC)

Revisão das 18h44min de 1 de abril de 2008

"Banir, no contexto aqui empregado, significa proibir que alguém tenha acesso a determinado tema, tópico, e, em casos mais graves, até a própria conta de usuário."

Não entendi essa parte. Como será feito o banimento, se não for por bloqueio ? E como vai banir apenas um determinado tema ??

=> Rjclaudio msg 19h38min de 31 de Março de 2008 (UTC)

Mesmo que não dê para fazer isso atualmente, eu acho que seria uma ferramenta fácil de construir de acordo com o "vandalismo" do usuário. Uma observação de seu comportamento e artigos que ele possa vir "vandalizar" seriam bloqueados para que o mesmo não tivesse mais acesso a eles. Eu acho isso uma excelente idéia.
ℳizunoryu 大熊猫❤ 小熊猫 (discussão) 13h51min de 1 de Abril de 2008 (UTC)

Pelo o que eu entendi será feito apenas um aviso verbal falando pra parar de editar certos artigos. Como não pode ser qualquer um a falar isso, ficaria apenas para um administrador fazer. Não vejo como um aviso verbal possa ser melhor do que um bloqueio temporário
Não tem muita utilidade um banimento parcial (por tema). Um vandalo se não puder editar nos artigos do tema que ele quer ele simplesmente vai para artigos de outros temas, e vai precisar de outro aviso. Seria muito mais fácil um bloqueio progressivo.
Fora os vandalos (que prefiro usar bloqueio progressivo) todos os outros casos já são cobertos pela política de bloqueio (os socks por exemplo).
Como só a comunidade vai poder decidir quando banir (segundo o texto da política) vai demorar muito tempo, e o objetivo contra vandalismo é agir rapidamente.
=> Rjclaudio msg 14h18min de 1 de Abril de 2008 (UTC)
Opa, deixa eu explicar melhor. É sabido que há xenófobos e neonazistas e muitas pessoas do tipo vão para artigos do mesmo defendendo seus pensamentos e sabemos que isso é crime. Para evitar tais coisas acontecerem elas serão bloqueadas para não irem a tais artigos expondo seu modo de vida.
ℳizunoryu 大熊猫❤ 小熊猫 (discussão) 15h01min de 1 de Abril de 2008 (UTC)

Tá, realmente, é útil. Mas esse bloqueio vai ser só verbal ? Ou tem outro modo ? E qualquer um poderia fazer esse aviso ou podemos abrir uma nova página no "Pedidos a Administradores" do tipo "Pedidos de banimento" ? => Rjclaudio msg 15h10min de 1 de Abril de 2008 (UTC)

Pelo o que eu entendi vai ter um alerta e se o usuário continuar a conta dele será bloqueada e ele não terá mais acesso ao artigo que ele "vandalizava". Provavelmente como já acontece, usuários comuns teriam que ir até algum administrador e deixá-lo a par da situação para que tomasse algum procedimento. Para qualquer sugestão ou comentário está disponível o tópico de comentário.
ℳizunoryu 大熊猫❤ 小熊猫 (discussão) 15h57min de 1 de Abril de 2008 (UTC)

Banimento: um estudo de caso

Suponhamos que exista um usuário chamado Fritz que gosta de editar sobre nazismo. Fritz não é um vândalo; não escreve palavrões em artigos, não apaga trechos aleatórios dos mesmos ou comete qualquer outro ato que possa ser enquadrado como vandalismo. Todavia, Fritz cria/edita artigos sobre seu tema favorito sob um viés nitidamente pró-nazi ("historiadores respeitados questionam a morte de seis milhões de judeus na II Guerra Mundial" ou "alguns poucos judeus foram mortos por atividades subversivas contra o governo legítimo do III Reich"). Não é vandalismo, cita fontes que atendem a política de verificabilidade e o editor se defende dizendo que tem o direito de expor seu ponto de vista e que, ademais, os servidores da Wikipedia estão situados em solo estadunidense, onde não é crime fazer apologia do nazismo. Como proceder em tal situação? Apelar para uma opinião de terceiro? Mas Fritz insiste na legitimidade de seu ponto de vista...

Um outro usuário, Stein, percebendo o conteúdo tendencioso das edições de Fritz, decide denunciá-lo ao administrador de plantão. Stein alega, em sua solicitação, que o usuário deve ser banido pela prática de apologia ao nazismo. O administrador então:

1. Verifica se a informação prestada é procedente e, em caso afirmativo, emite um primeiro alerta para o infrator:


O uso sistemático de informações controvertidas, sem fontes ou preconceituosas com o objetivo de alterar a visão predominante sobre um dado assunto ou para provar um ponto de vista, como fez em página1 e página2 pode fazer com que seja banido, temporária ou definitivamente, da edição de artigos sobre este tema. Contamos com sua colaboração. Grato.

Fritz encontra-se então advertido, mas não banido. Todavia, Fritz resolve ignorar o aviso e decide editar o verbete raças humanas, onde escreve: "a raça ariana é superior às demais raças, como comprovam os estudos do Dr. Y". Como raças humanas é um verbete vigiado por Stein, este faz nova denúncia ao administrador de plantão, comunicando a infração. O administrador então:

2. Constata que o usuário já foi advertido e que, portanto, pode ser banido a) da edição de um verbete específico; b) de todos os verbetes que compõe um tema (nazismo, neste caso). A análise sobre a aplicação de "a" ou "b" e a duração da suspensão (nunca superior a 7 dias para "réus primários") vai depender de cada caso, mas ao optar por uma delas, o administrador deve comunicá-la formalmente ao infrator, na página de discussão deste:


Já tendo sido previamente avisado e não havendo cumprido a determinação de evitar edições tendenciosas você foi banido por x dias de qualquer edição no verbete raças humanas. Não respeitar esta proibição poderá levar ao seu bloqueio de facto, o que o impedirá de editar qualquer outro artigo, não somente este. Contamos com sua colaboração. Grato.

Fritz resolve não levar a sério o segundo aviso. Afinal, ele não foi bloqueado, apenas banido. No terceiro dia após o banimento informal, ele edita o artigo eugenia, onde escreve: "desperdiçar recursos médicos para a preservação de mongolóides e deficientes físicos levará à degeneração da espécie humana". Como eugenia está na lista de vigiados de Stein, este faz nova denúncia ao administrador de plantão. O administrador então:

3. Constata que o usuário foi advertido, banido pro forma e que desrespeitou o banimento. É cabível, a partir daí, que o administrador (ou outra parte interessada, como Stein), proponha uma "votação de banimento", nos mesmos moldes da sanção de insultos (há um período para votação e as "difs" comprovando o delito devem ser apresentadas). Para "réus primários", este banimento por votação não poderá ser superior a seis meses. Também deverá ser especificado se além de banido do verbete ou tema, o infrator deverá ser complementarmente bloqueado (dependendo da natureza das edições e do histórico do acusado, isto pode ser julgado necessário).


Por ter desrespeitado o período de moratória de edições estabelecido em consoância com a política de banimento, você será submetido a uma votação pela comunidade onde o prazo de seu banimento poderá ser prorrogado e um bloqueio poderá ser imposto complementarmente. A votação decorrerá de xx a yy de zzzz e você é livre para apresentar argumentos em sua defesa na página de discussão da mesma.

No caso em pauta, Fritz foi considerado culpado das infrações, sendo levantadas outras edições tendenciosas feitas por ele dentro do tema nazismo. Pela quebra do banimento pro forma, ele foi punido com 30 dias de bloqueio. Pelas edições "enviesadas" dentro do tema nazismo, a comunidade deicidiu baní-lo por seis meses (pena máxima para réu primário).

Resumo da ópera: Fritz vai passar os próximos 30 dias bloqueado, sem poder acessar sua conta na Wikipédia. Após um mês, ele retoma o controle de sua conta de usuário, mas não poderá editar nada que esteja relacionado ao tema nazismo pelos próximos cinco meses. Se o fizer, o tempo de banimento será substancialmente aumentado na próxima votação (1 ano, infinito)... - Al Lemos (discussão) 17h14min de 1 de Abril de 2008 (UTC)

Aaaahhh, agora com esse exemplo ficou muito mais claro. Concordo completamente com a política. Se tivesse falado isso antes talvez pudesse até ser atingido o consenso, visto que a dúvida era justamente a diferença entre banir e bloquear. => Rjclaudio msg 17h24min de 1 de Abril de 2008 (UTC)
Precisando de mais exemplos, é só pedir... - Al Lemos (discussão) 18h44min de 1 de Abril de 2008 (UTC)