Saltar para o conteúdo

Estádio Kleber Andrade: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 17: Linha 17:
| jogoinauguração = [[Rio Branco Atlético Clube]] 3 x 2 [[Guarapari Esporte Clube]]
| jogoinauguração = [[Rio Branco Atlético Clube]] 3 x 2 [[Guarapari Esporte Clube]]
| 1ogol =
| 1ogol =
| capacidade = 22.000
| capacidade = 20.000 pessoas<references/>[http://www.cbf.com.br/cnef/cnef.pdf]
| publicorecorde = 32.328
| publicorecorde = 32.328 pessoas
| datarecorde = [[1986]]
| datarecorde = [[1986]]
| jogorecorde = [[Rio Branco Atlético Clube]] 1 x 0 {{Futebol Vasco da Gama}}
| jogorecorde = [[Rio Branco Atlético Clube]] 1 x 0 {{Futebol Vasco da Gama}}

Revisão das 13h30min de 23 de setembro de 2009


Estádio Kleber Andrade
Ficheiro:KleberAndrade.jpg
Estádio Kleber Andrade
Nomes
Nome Estádio Kleber José de Andrade
Apelido Kleber Andrade
Monumental de Big Field
Características
Local Bairro Campo Grande - Cariacica, ES
Gramado Natural
Capacidade 20.000 pessoas[1]
Construção
Data 1983
Inauguração
Data 07 de setembro de 1983
Partida inaugural Rio Branco Atlético Clube 3 x 2 Guarapari Esporte Clube
Recordes
Público recorde 32.328 pessoas
Data recorde 1986
Partida com mais público Rio Branco Atlético Clube 1 x 0 Vasco da Gama
Proprietário Governo do Estado
Administrador Governo do Estado

O Estádio Kleber Andrade é um estádio de futebol brasileiro localizado no bairro de Campo Grande, na Região Metropolitana de Vitória, no estado do Espírito Santo e pertenceu ao Rio Branco Atlético Clube até 2008.

Pré Kleber Andrade

  • Estádio de Zinco:

O primeiro campo a realmente ser chamado de estádio pelo torcedor do clube foi o estádio de Zinco na área da salina. Na época da construção os dirigentes alvinegros eram invariavelmente pobres para uma construção tão grande e cara, mas tínhamos a simpatia e o amor de todo povo da ilha que nos levava a sonhar grande e enfrentar os desafios que estariam por vir. A inauguração no dia 19 de Abril de 1919 contra o Fluminense de Niterói acabou empatado em 2 x 2. O estádio de Zinco na época foi um projeto ambicioso, vasto e arrojado que passou a ser cobiçado pelos jovens que sonhavam em jogar futebol; e não demorou o clube firmar-se na preferência popular também por suas seguidas e brilhantes vitórias. Em 1929 os rio branquenses venceram o Flamengo por 2 x 1 para delírio da torcida capa preta.

  • Estádio Governador Bley:

O time alvinegro já se tornara um patrimônio do Estado do Espírito Santo e o estádio de Zinco ficou pequeno e ultrapassado. O clube precisava ampliar e melhorar suas dependências para oferecer conforto ao torcedor. Foi aí que em maio de 1936 o Rio Branco inaugurou o terceiro maior estádio do Brasil, orgulho do povo capixaba, o estádio Governador Bley. Na época só existiam dois estádios maiores que o Bley: o do Vasco e do Fluminense no Rio de Janeiro. Para o Rio Branco conseguir o seu intento ouve um principio de “guerra” contra o Vitória, que tentou de todas as formas ficar com a área através de influência de seus dirigentes junto ao Governo do Estado. Após vencer a “guerra” o capitão Carlitos Medeiros, homem forte da polícia militar e influente político das administrações estaduais, conseguiu a assinatura do então interventor federal do estado, capitão João Punaro Bley, do Decreto nº 4969, publicado no Diário Oficial de 24/06/1934, promovendo a doação ao clube da área em Jucutuquara. Atualmente o estádio pertence ao Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (CEFETES).

Estádio Kleber José de Andrade

Com problemas financeiros causados pela conservação e manutenção do estádio Governador Bley, o clube teve que se desfazer do seu estádio e partir para a construção de outro estádio em área adquirida em Campo Grande, município de Cariacica, Região Metropolitana de Vitória. O Kleber Andrade é mais uma demonstração de que o clube sempre foi além do comodismo das obras acanhadas. Teve que enfrentar não apenas as dificuldades naturais de todo grande projeto, bem como os desafios que lhe dirigem as pessoas invejosas, debochadas e agourentas. Um engenheiro funcionário da Companhia Vale do Rio Doce e na época Presidente da Desportiva Ferroviária falou: “ Esse estádio é inviável, a obra é dinheiro jogado fora, um sonho que nunca alcançarão”. Em 07 de setembro de 1983 houve a inauguração parcial do estádio Kleber José de Andrade num jogo contra o Guaraparí o qual o Rio Branco venceu por 3 x 2 .

Fonte: Site Oficial do Rio Branco Atlético Clube

O projeto original previa capacidade para 80 mil espectadores, apesar disso até 2007 havia capacidade para 45 mil e liberação oficial do Corpo de Bombeiros para 25 mil espectadores, sendo o maior do estado. Todavia, a morosidade na construção, somada às crises do clube e às administrações pouco comprometidas que teve ao longo dos anos, não permitiram a conclusão do estádio, que foi inaugurado em 1983, em um amistoso entre Rio Branco e Guarapari. O maior público registrado, pela mídia inclusive, foi Rio Branco 1 a 0 Vasco da Gama pelo Campeonato Brasileiro da Série A de 1986, com 32.328 pagantes, mas devido a presença de grande público pressionando os portões do estádio quando já estavam fechados, a Diretoria do Rio Branco ordenou a abertura e a polícia na época estimou publico presente de aproximadamente 60 mil pessoas.

Em 2008, o estádio foi vendido por aproximadamente sete milhões de reais para o governo do estado do Espírito Santo, devido ao grande número de dívidas do clube e à impossibilidade do mesmo em administrá-lo. Parte do dinheiro está sendo usado para pagar essas dívidas e o restante será para a reestruturação do clube de maior torcida do estado. Dentre os principais projetos do Rio Branco está a construção de um CT moderno e que atenda as necessidades dos profissionais e da base.

O Novo Kleber Andrade

O novo kleber Andrade terá capacidade para 40 mil pessoas devidamente sentadas e em shows capacidade aumentada para 50 mil. Terá pista de atletismo, 5 quadras poliesportivas, rampas circulares para deficientes, 2 lanchonetes, refletores e clarabóias para utilização da luz natural e na entrada principal um prédio de 2 pavimentos onde ficarão as bilheterias e um centro de convivência social voltado a comunidade. As obras do novo Kléber Andrade devem começar no segundo semestre de 2009.




  • Projeto do Novo Estádio Kleber Andrade:
Ficheiro:Projeto KA.jpg
Pré-Projeto







Fonte: Site do Governo do ES.

Ligações externas