Saltar para o conteúdo

Estação-tubo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Estação tubo)
Estação-tubo
Estação-tubo da Rede Integrada de Transportes.
Informações gerais
ArquitetoJaime Lerner
Função atualPonto de ônibus
Geografia
País Brasil
CidadeCuritiba, PR

As estações-tubo são pontos de parada de ônibus em formato cilíndrico utilizados no Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) da Região Metropolitana de Curitiba, onde ocorre o embarque em nível e o pagamento antecipado da tarifa.

O conceito foi criado em 1991 pelo arquiteto e então prefeito de Curitiba — e posteriormente governador do Paraná — Jaime Lerner.

Características

[editar | editar código]

A primeira estação-tubo foi instalada na Rua XV de Novembro, no centro de Curitiba.

O projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo arquiteto Domingos Bongestabs, sob supervisão do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).

As estruturas são construídas principalmente em aço e vidro, e o modelo original possuía cerca de 11 metros de comprimento.

Atualmente, existem diversos tipos de estações-tubo: simples, duplas, terminais, metropolitanas e modelos mais modernos e acessíveis.

Influência internacional

[editar | editar código]

O modelo de estação-tubo e o sistema BRT (Bus Rapid Transit) de Curitiba foram copiados e adaptados por cidades de todo o mundo, como Bogotá (TransMilenio, Colômbia), Cidade do México (Metrobús, México) e Guangzhou (China), entre outras.

Curitiba é considerada um exemplo internacional de transporte público inteligente e sustentável.

História

[editar | editar código]

Essas estações foram criadas em 1991 especialmente para atender as linhas do ônibus expresso e Linha Direta e desde então tornou-se um ícone do urbanismo de Curitiba. Nos tubos que passam mais de um ônibus há a integração tarifária em que o passageiro desembarca de um ônibus e pode embarcar em outro sem precisar pagar a passagem novamente. Em toda Curitiba e região, existem 357 estações em que passam milhares de passageiros por dia e dentro de algumas estações existem "Tubotecas", que são pequenas bibliotecas que funcionam dentro destas. O projeto das tubotecas, integra as comemorações dos 320 anos da cidade. [1] [2]

Referências

  1. Gazeta do Povo. «Estação-tubo vai de símbolo de Curitiba a vilã do desconforto». Consultado em 31 de julho de 2014 
  2. Fundação Cultural de Curitiba. «Tuboteca». Consultado em 17 de dezembro de 2013 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação-tubo