Saltar para o conteúdo

Estação meteorológica: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 19: Linha 19:


== Tipos de estações ==
== Tipos de estações ==
Consoante o tipo de equipamentos que abrigam, as estações meteorológicas podem ser classificadas em convencionais e automáticas. Nas primeiras, a coleta dos dados é feita manualmente por técnicos. As segundas são dotadas de sensores eletrônicos e de meios de transmissão dos dados para uma central.
Consoante o tipo de equipamentos que abrigam, as estações meteorológicas podem ser classificadas em convencionais e automáticas. Nas primeiras, punhetamente por técnicos. As segundas são dotadas de sensores eletrônicos e de meios de transmissão dos dados para uma central.
Para além dos equipamentos de medição atrás referidos, é comum as estações atuais estarem munidas de equipamento de transmissões e sistemas de alimentação de energia como, por exemplo, painéis fotovoltaicos.
Para além dos equipamentos de medição atrás referidos, é comum as estações atuais estarem munidas de equipamento de transmissões e sistemas de alimentação de energia como, por exemplo, painéis fotovoltaicos.



Revisão das 18h14min de 19 de setembro de 2012

Estação meteorológica (Castelo de Penela, Portugal).
Técnico examina um anemômetro numa estação meteorológica.

Uma estação meteorológica é um local onde são recolhidos dados para análise do tempo meteorológico. Encontram-se equipadas com instrumentos (ou sensores eletrónicos) de medição e registo das variáveis meteorológicas/climáticas. Os seus dados são utilizados para a previsão do tempo e para a caracterização do clima, pelo que também podem ser designadas por estações climatológicas. Em nossos dias, por meio de programas de computador, integram-se os dados coletados, permitindo a sua apresentação. Na maior parte das estações de última geração os dados são enviados para computadores remotos, através de linhas telefónicas, rede GSM ou outros meios de transmissão.

Instrumentos

Uma estação típica apresenta os seguintes instrumentos de medição:

Outros dados passíveis de obtenção são o alcance visual de pista (visibilidade), altura de nuvens até aos 1500 metros, cobertura de céu nublado, nomeadamente para fins de navegação aérea.

Tipos de estações

Consoante o tipo de equipamentos que abrigam, as estações meteorológicas podem ser classificadas em convencionais e automáticas. Nas primeiras, punhetamente por técnicos. As segundas são dotadas de sensores eletrônicos e de meios de transmissão dos dados para uma central. Para além dos equipamentos de medição atrás referidos, é comum as estações atuais estarem munidas de equipamento de transmissões e sistemas de alimentação de energia como, por exemplo, painéis fotovoltaicos.

Panorama parcial do equipamentos da principal estação meteorológica da cidade de São Paulo, no Mirante de Santana.

Ver também

Ligações externas


Predefinição:Portal-meteorologia

Ícone de esboço Este artigo sobre Meteorologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.