Anemômetro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Anemômetro

Anemômetro (português brasileiro) ou anemómetro (português europeu) (do grego anemus: vento) é um instrumento utilizado para medir a velocidade de um fluido que pode ser o ar (vento ) ou a água em modelos físicos em laboratórios de hidráulica, de aerodinâmica ou qualquer outro fluido como os gases existentes em estrelas e planetas. Para estudos de escoamento turbulentos em modelos físicos, o pesquisador brasileiro e professor Jorge Paes Rios desenvolveu, na Universidade de Grenoble, na França, em 1978, um anemômetro a raio laser. Seu trabalho descreve o anemômetro a raio laser, o principio de funcionamento, os principais sistemas ópticos utilizados, o emprego de traçadores e o tratamento do sinal elétrico.

Anemômetro de Robinson[editar | editar código-fonte]

Um rotor com três conchas hemisféricas aciona um mecanismo onde é instalado um sensor eletrônico. A vantagem deste sistema é que ele independe da direção do vento, e por conseguinte de um dispositivo de alinhamento.

Anemômetro sônico[editar | editar código-fonte]

O anemômetro sônico, através de ondas sonoras, realiza medidas a alta frequência (várias medições por segundo) das três componentes da velocidade do vento (duas horizontais e uma vertical).

Equipamento de 1846

Tipos de anemômetro[editar | editar código-fonte]

Além dos dois modelos (acima apresentados), para medição do vento existem os anemômetros do tipo copo (ou caneca) e o tipo hélice[1] . Para medição de líquidos tem - se os anemômetros a fio quente, a filme quente e o anemômetro Rios a raio laser.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Rios, Jorge L. Paes - “ÉTUDE DES COURRANTS TURBULENTS DANS UNE CAVITÉ PAR ANEMOMETRIE LASER” - These de D.E.A. (Mestrado) á l' Université de Grenoble - INPG - Grenoble, 1979.
  • Rios, Jorge L. Paes - “ESTUDO DO ESCOAMENTO TURBULENTO NUMA CAVIDADE COM ANEMÔMETRO A RAIO LASER” - in IIº SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE HIDRÁULICA E RECURSOS HIDRICOS. Tema: MODELAÇÃO MATEMÁTICA E FÍSICA EM HIDRÁULICA. ABRH - Blumenau, 1986.
  • Rios, Jorge L. Paes - “CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DO ANEMÔMETRO A RAIO LASER NO ESTUDO DE ESCOAMENTO TURBULENTOS” - in IIº SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE HIDRÁULICA E RECURSOS HIDRICOS. Tema: MODELAÇÃO MATEMÁTICA E FÍSICA EM HIDRÁULICA. ABRH - Blumenau, 1986.
  • Rios, J. L. P. – Modelos Matemáticos em Hidráulica e no Meio Ambiente no Simpósio Luso-Brasileiro sobre Simulação e Modelação em Hidrâulica. APRH – LNEC. Lisboa, 1986.


Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Referências

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Anemómetro
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.