Anemômetro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde setembro de 2013). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Anemômetro (português brasileiro) ou anemómetro (português europeu) (do grego anemus: vento) é um instrumento utilizado para medir a velocidade de um fluido que pode ser o ar (vento ) ou a água em modelos físicos em laboratórios de hidráulica, de aerodinâmica ou qualquer outro fluido como os gases existentes em estrelas e planetas.

Equipamento de 1846

Existem registros que atribuem a invenção a Leonardo da Vinci, porém considera-se como o inventor do primeiro anemômetro o humanista italiano Leon Batista Albert em 1450. Consistia num disco colocado perpendicularmente à direção do vento, e através do ângulo de inclinação do disco era medida a velocidade do vento. Esse mesmo tipo foi mais tarde reinventado por Robert Hooke, inglês, em 1644, muitas vezes também considerado erroneamente como o inventor do primeiro anemômetro. O anemômetro de conchas, ainda hoje largamente utilizado, foi inventado em 1846 por John Thomas Romney Robinson. O anemômetro de tubo é muitas vezes atribuído a James Lind (1755), embora este não tenha sido o primeiro a desenhá-lo, porque o seu foi considerado o mais prático e assim o mais reconhecido. O anemômetro sônico foi inventado pelo geologista Dr. Andreas Pfitsch, em 1994.

Tipos de anemômetro[editar | editar código-fonte]

Para medição do vento existem os anemômetros do tipo concha (copo ou caneca), tipo sônico e do tipo hélice[1].

Para medição de líquidos têm-se os anemômetros a fio quente, a filme quente e a raio laser.

Anemômetro de Robinson[editar | editar código-fonte]

Um rotor com três conchas hemisféricas aciona um mecanismo onde é instalado um sensor eletrônico. A vantagem deste sistema é que ele independe da direção do vento, e por conseguinte de um dispositivo de alinhamento.

Anemômetro

[2]Os anemômetros de Robinson são também denominados anemômetro estacionário, anemômetro de copos, anemômetro de pás, anemômetro de torre ou anemômetro industrial. Vantagens: ideal para baixas e médias velocidades pois é preciso. Este sistema independe da direção do vento, e por conseguinte de um dispositivo de alinhamento. São ideais para processos nos quais o anemômetro necessite estar fixo com leitura permanente. Desvantagens: não é ideal para altas velocidades devido ao esforço mecânico provocado pelos ventos.

Anemômetro sônico[editar | editar código-fonte]

O anemômetro sônico, através de ondas sonoras, realiza medidas a alta frequência (várias medições por segundo) das três componentes da velocidade do vento (duas horizontais e uma vertical).

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Rios, Jorge L. Paes - “ÉTUDE DES COURRANTS TURBULENTS DANS UNE CAVITÉ PAR ANEMOMETRIE LASER” - These de D.E.A. (Mestrado) á l' Université de Grenoble - INPG - Grenoble, 1979.
  • Rios, Jorge L. Paes - “ESTUDO DO ESCOAMENTO TURBULENTO NUMA CAVIDADE COM ANEMÔMETRO A RAIO LASER” - in IIº SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE HIDRÁULICA E RECURSOS HIDRICOS. Tema: MODELAÇÃO MATEMÁTICA E FÍSICA EM HIDRÁULICA. ABRH - Blumenau, 1986.
  • Rios, Jorge L. Paes - “CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DO ANEMÔMETRO A RAIO LASER NO ESTUDO DE ESCOAMENTO TURBULENTOS” - in IIº SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE HIDRÁULICA E RECURSOS HIDRICOS. Tema: MODELAÇÃO MATEMÁTICA E FÍSICA EM HIDRÁULICA. ABRH - Blumenau, 1986.
  • Rios, J. L. P. – Modelos Matemáticos em Hidráulica e no Meio Ambiente no Simpósio Luso-Brasileiro sobre Simulação e Modelação em Hidrâulica. APRH – LNEC. Lisboa, 1986.


Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Referências

[1] E-BOOK ANEMÔMETROS - Conceitos e aplicações

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Anemómetro
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
  1. Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome :0