Magnetostática

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Magnetostática é o estudo de campos magnéticos estáticos. Em eletrostática as cargas estão estáticas enquanto que aqui dizemos que as correntes estão estáticas. A magnetização não precisa ser estática; as equações da magnetostática podem ser usadas para prever eventos de comutação magnética que ocorrem em escalas de tempo de nanossegundos ou menos.[1] Podemos ainda tratar como magnetostática situações em que as correntes não são estacionárias porém não se movem tão rapidamente então a magnetostática passa a ser uma boa aproximação, ou, noutras palavras, é até uma boa aproximação quando as correntes não são estáticas – desde que as correntes não alternem-se rapidamente. A magnetostática é amplamente utilizada em aplicações de micromagnetismo tais como como modelos de dispositivos de armazenamento magnético como em memória do computador.

Aplicações[editar | editar código-fonte]

Magnetostática como um caso especial das equações de Maxwell[editar | editar código-fonte]

Partindo das equações de Maxwell, e assumindo que as cargas são fixas ou se movem como uma corrente constante , as equações se separam em duas equações para o campo elétrico (veja eletrostática) e dois para o campo magnético.[2] Os campos são independentes do tempo e entre si. As equações magnetostáticas, tanto na forma diferencial quanto na integral, são mostradas na tabela abaixo, e as simplificações a seguir podem ser feitas:

  • ignorar qualquer carga estática
  • ignorar campo elétrico
  • considerar o campo magnético constante no tempo
Nome Forma diferencial Forma integral
presume-se
"Lei de Gauss" do magnetismo:
presume-se
Lei de Ampère:

Onde ∇ com o ponto denota divergência e B é a densidade do fluxo magnético, a primeira integral está sobre uma superfície com elemento de superfície orientado . Onde ∇ com a cruz denota rotacional, J é a densidade de corrente e H é a intensidade do campo magnético, a segunda integral é uma integral de linha em torno de um circuito fechado com elemento de linha . A corrente que passa pela espira é .

A qualidade da aproximação pode ser dada através da comparação das equações acima com a forma completa das Equações de Maxwell e considerando a participação dos termos que acabaram sendo removidos. Em particular a comparação do termo com o termo , se o termo é consideravelmente grande então o termo menor pode ser ignorado sem grande prejuízo na precisão.

Reintroduzindo a lei de Faraday[editar | editar código-fonte]

Uma técnica comum é resolver uma série de problemas magnetostáticos em passos de tempo incrementais e então usar essas soluções para aproximar o termo . Conectando este resultado à Lei de Faraday encontra um valor para (o qual antes era ignorado). Este método não é uma solução verdadeira das equações de Maxwell, mas pode fornecer uma boa aproximação para campos que mudam lentamente.

Resolvendo para o campo magnético[editar | editar código-fonte]

Fontes atuais[editar | editar código-fonte]

Se todas as correntes em um sistema forem conhecidas (i.e., se uma descrição completa da densidade de corrente está disponível), então o campo magnético pode ser determinado, em uma posição r, das correntes pela equação de Biot–Savart:[3]:174

Esta técnica funciona bem para problemas onde o meio é um vácuo ou ar ou algum material similar com uma permeabilidade relativa de 1. Isso inclui indutores de núcleo de ar e transformadores de núcleo de ar. Uma vantagem desta técnica é que, se uma bobina tiver geometria complexa, ela pode ser dividida em seções e a integral avaliada para cada seção. Como esta equação é usada principalmente para resolver problemas lineares, as contribuições podem ser adicionadas. Para uma geometria muito difícil, integração numérica pode ser usada.

Para problemas onde o material magnético dominante é um núcleo magnético altamente permeável com entreferros relativamente pequenos, uma abordagem de circuito magnético é útil. Quando os entreferros são grandes em comparação com o comprimento do circuito magnético, a franjas torna-se significativa e geralmente requer um cálculo de elementos finitos. O cálculo do elemento finito usa uma forma modificada das equações magnetostáticas acima para calcular o potencial magnético. O valor de pode ser encontrado a partir do potencial magnético.

O campo magnético pode ser derivado do potencial vetorial. Como a divergência da densidade do fluxo magnético é sempre zero,

e a relação do potencial vetorial com a corrente é:[3]:176

Magnetização[editar | editar código-fonte]

Materiais fortemente magnéticos (i.e., ferromagnético, ferrimagnético ou paramagnético) tem uma magnetização isso se deve principalmente spin do elétron. Em tais materiais a magnetização deve ser incluída explicitamente usando a relação

Exceto no caso de condutores, as correntes elétricas podem ser ignoradas. Então a lei de Ampère é simplesmente

Isso tem a solução geral

onde é um potencial escalar.[3]:192 Substituindo isso na lei de Gauss resulta

Assim, a divergência da magnetização, tem um papel análogo ao da carga elétrica na eletrostática[4] e é frequentemente referido como uma densidade de carga efetiva .

O método do potencial vetorial também pode ser empregado com uma densidade de corrente efetiva

Referências

  1. Hiebert, W; Ballentine, G; Freeman, M (2002). «Comparison of experimental and numerical micromagnetic dynamics in coherent precessional switching and modal oscillations». Physical Review B. 65 (14). 140404 páginas. Bibcode:2002PhRvB..65n0404H. doi:10.1103/PhysRevB.65.140404 
  2. The Feynman Lectures on Physics Vol. II Ch. 13: Magnetostatics
  3. a b c John David, Jackson (1975). Classical electrodynamics 2nd ed. New York: Wiley. ISBN 047143132X 
  4. Aharoni, Amikam (1996). Introduction to the Theory of Ferromagnetism. [S.l.]: Clarendon Press. ISBN 0-19-851791-2 
Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.