Félix Savart

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Félix Savart
Félix Savart
Busto de Félix Savart no Institut de France, Paris
Nascimento 30 de junho de 1791
Charleville-Mézières
Morte 16 de março de 1841 (49 anos)
Paris
Nacionalidade francês
Campo(s) física

Félix Savart (Charleville-Mézières, 30 de junho de 1791Paris, 16 de março de 1841) foi um físico e matemático que é conhecido principalmente pela lei de Biot-Savart do eletromagnetismo, que ele descobriu junto com seu colega Jean-Baptiste Biot. Seu principal interesse era a acústica e o estudo de corpos vibrantes.[1] Um interesse particular pelo violino o levou a criar um modelo trapezoidal experimental. Ele deu seu nome ao savart, uma unidade de medida para intervalos musicais, e à roda de Savart - um dispositivo que ele usou enquanto investigava o alcance da audição humana.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ele era filho de Gérard Savart, engenheiro da escola militar de Metz. Seu irmão, Nicolas, que era aluno da École Polytechnique e oficial do corpo de engenharia, trabalhava com vibração. No hospital militar de Metz, Savart estudou medicina e mais tarde continuou seus estudos na Universidade de Estrasburgo, onde se graduou em medicina em 1816.[2] Savart tornou-se professor no Collège de France em 1820 e foi o co-criador da lei Biot-Savart, junto com Jean-Baptiste Biot. Juntos, eles trabalharam na teoria do magnetismo e correntes elétricas. Sua lei foi desenvolvida e publicada em 1820.[3] A lei de Biot-Savart relaciona os campos magnéticos às correntes que são suas fontes.

Savart também estudou acústica. Ele desenvolveu a roda Savart que produz som em frequências graduadas específicas usando discos giratórios.

Félix Savart é o nome de uma unidade de medida para intervalos musicais, o savart, embora na verdade tenha sido inventado por Joseph Sauveur (a lei da eponímia de Stigler).

Publicações[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Savart, Félix». Oxford Music Online (em inglês). Consultado em 28 de junho de 2021 
  2. «Savart, Félix | Encyclopedia.com». www.encyclopedia.com. Consultado em 28 de junho de 2021 
  3. A joint Biot-Savart paper "Note sur le magnétisme de la pile de Volta" was published in the Annales de chemie et de physique in 1820

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Félix Savart
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) físico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.