Estação Voltaire

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Voltaire
Léon Blum
Estação Voltaire
Vista geral das plataformas.
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linha 9
Código 24-01
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 2
Informações históricas
Inauguração 10 de dezembro de 1933
Localização
Localização Boulevard Voltaire x Place Léon-Blum
Próxima estação
Sentido Pont de Saint-Cloud
Sentido Mairie de Montreuil
Voltaire
Léon Blum

Voltaire é uma estação da Linha 9 do Metrô de Paris, localizada no 11.º arrondissement de Paris.

História[editar | editar código-fonte]

Subtitulada Léon Blum, ela leva o seu nome Voltaire do boulevard Voltaire e seu subtítulo Léon Blum da place Léon-Blum (antiga place Voltaire) sob a qual ela se situa.

Placa esmaltada indicando o nome da estação

Antes da sua renovação em 2007, ela fez parte das três estações escolhidas como protótipos do estilo decorativo "Andreu-Motte" com Pont-Neuf na linha 7 e Ledru-Rollin na linha 8. Ela foi o modelo daquelas de cor amarela e possuía então bancos em alvenaria recobertos de telhas amarelas planas, munidas de assentos "Motte" da mesma tinta, bem como saídas de corredores tratadas com as mesmas telhas.

Em 2011, 5 273 953 passageiros entraram nesta estação.[1] Ela viu entrar 5 341 865 passageiros em 2013, o que a coloca na 74ª posição das estações de metrô por sua frequência.[2]

Serviços aos passageiros[editar | editar código-fonte]

Acessos[editar | editar código-fonte]

Plataformas[editar | editar código-fonte]

Voltaire é uma estação de configuração padrão: ela possui duas plataformas laterais separadas pelas vias do metrô e a abóbada é elíptica. A decoração é do estilo "Andreu-Motte" amarelo mas só restam as duas rampas luminosas. As telhas de cerâmica brancas biseladas recobrem os pés-direitos, a abóbada, os tímpanos e as saídas dos corredores. Os quadros publicitários são em cerâmica da cor de mel e o nome da estação é inscrito na fonte Parisine em placas esmaltadas. Os assentos são do estilo "Akiko" de cor amarela.

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

A estação é servida pelas linhas 46, 56, 61 e 69 da rede de ônibus RATP e, à noite, pelas linhas N16 e N34 da rede de ônibus Noctilien.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Entradas anuais provenientes de fora da estação (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.) Arquivado em 18 de julho de 2014, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr (consultado em 29 de outubro de 2013).
  2. Tráfego anual de entradas por estação (2013) Arquivado em 8 de março de 2013, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr (consultado em 31 de agosto de 2014).
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação Voltaire