Estela Renner

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estela Renner
Estela Renner (2016)
Nascimento
São Paulo -SP
Nacionalidade  Brasil
Ocupação Diretora
Roteirista

Estela Renner é diretora, roteirista e co-fundadora da Maria Farinha Filmes.

Biografia e Trabalho[editar | editar código-fonte]

Estela Renner morou durante sete anos nos Estados Unidos, onde fez Mestrado em Motion Pictures (MFA, Motion Pictures, 2003, UM) [1] e iniciou seus trabalhos audio-visuais. É criadora e roteirista (junto a Marcos Nisti) e diretora geral da série de ficção Aruanas, (TV GLOBO, Globoplay) que foi ao ar em 2020 e atingiu cerca de 30 milhões de espectadores.

Através da Maria Farinha Filmes, seu trabalho é dedicado a ajudar a promover mudanças sociais e ambientais através obras audiovisuais. Estela escreveu e dirigiu Muito Além do Peso[2], documentário sobre a epidemia de obesidade infantil, e Criança: a Alma do Negócio, sobre os efeitos da propaganda dirigida às crianças.

Em 2016, a produtora lançou mais um documentário e uma série de seis episódios (Netflix) escrito e dirigido por ela - O Começo da Vida - sobre a importância das relações humanas nos primeiros anos de vida de cada pessoa. E no mesmo ano foi homenageada pelo Trip Transformadores.

Para a TV Globo, a Maria Farinha Filmes produziu e Estela criou, junto a Marcos Nisti, e dirigiu a série Jovens Inventores, sobre adolescentes que criaram algo para melhorar a vida das suas comunidades. A série atingiu mais de 23 milhões de pessoas.

Como roteirista, Estela também escreveu para a TV Globo a ficção Ela Faz Cinema, e para a Fox Internacional, o longa-metragem de animação Lino. Dirigido por Rafael Ribas, é o longa-metragem brasileiro que mais foi vendido no mercado internacional.

Ela também é produtora de diversos documentários, como Tarja Branca, um manifesto a importância de continuar sustentando um espírito lúdico, que surge em nossa infância e que o sistema nos impele a abandonar em nossa vida adulta e do Território do Brincar, que propõe um passeio pela geografia de gestos infantis que habitam brincadeiras de diversas regiões brasileiras.


Em 2018 Estela participa como criadora e diretora da série Aruanas, co-produção Maria Farinha Filmes e Globo.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cineasta é um esboço relacionado ao Projeto Entretenimento. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.