Ilhas Estelas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Estelas)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ilhas Estelas
Berlengas-pt.svg
Berlenga Grande e as Ilhas Estelas
Geografia física
País  Portugal
Localização São Pedro (Peniche)

As Ilhas Estelas situam-se no arquipélago das Berlengas, a noroeste da principal ilha do arquipélago, a ilha da Berlenga. Do ponto de vista geológico, são constituídas pelas mesmas rochas que a ilha da Berlenga, ou seja, rochas intrusivas (granitos).

A ilha da Berlenga situa-se a 11 km de Peniche. Tem 1500 m de comprimento e 800 m de largura.

Alguns barcos exploram as suas grutas em busca de lembranças do passado. Lá pratica-se vela, remo e outros desportos náuticos.

Estela (do grego: stele, coluna) é a designação dada em morfologia vegetal à parte central do caule e da raiz das plantas vasculares que contém os tecidos derivados do procâmbio, incluindo os tecidos vasculares (xilema e floema) e os outros tecidos que os acompanham, como o parênquima medular e interfascicular, fibras do esclerênquima e o periciclo. Descrição

Descrição

O conceito de estela foi desenvolvido no século XIX pelos botânicos franceses P. E. L. van Tieghem e H. Doultion como um modelo para explicar as relações entre o caule e a raiz e a evolução da morfologia das plantas vasculares. O conceito quando aplicado às diversas morfologias conhecidas levou à construção de vários sistemas de classificação distintos, colocando cada tipo de estelas em agrupamentos diferentes. Atualmente as classificações mais correntes dividem as estelas em dois tipos principais: (1) as protostelas; e (2) as sifonostelas. Estes tipos são depois subdivididos em categorias de acordo com diversos aspectos da sua morfologia.


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.