Estreito de Wetar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Montanhas de Díli e barcos, vistos do mar

O estreito de Wetar (na língua indonésia: Selat Wetar) separa a parte oriental da ilha de Timor, território de Timor-Leste, da ilha de Wetar, da Indonésia. A oeste fica a ilha de Ataúro, e além dele desenvolve-se o estreito de Ombai; a leste fica a parte sul do Mar de Banda e as mais meridionais Ilhas Molucas. O ponto mais estreito tem 36 km de largura.

Ecologia[editar | editar código-fonte]

O estreito de Wetar consiste num precipício subaquático composto por uma trincheira marinha com 3 km de profundidade, que proporciona um corredor para a megafauna marinha migratória e pelágica. São exemplos baleias, golfinhos, tartarugas, atum, peixe-vela e raias[1].

Referências

  1. Arafura and Timor Seas Experts Forum (22 de Novembro de 2012). «Coastal and marine Ecotourism Values, Issues and Opportunities on the North Coast of Timor Leste - Final Report» (PDF). Consultado em 8 de Março de 2018 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Indonésia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a geografia de Timor-Leste é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.