Eugenia monosperma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaEugenia monosperma Vell.
Taxocaixa sem imagem
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Myrtales
Família: Myrtaceae
Género: Eugenia
Espécie: E. monosperma
Sinónimos
Eugenia compactiflora Spreng. ex Mart.

Eugenia linguaeformis O.Berg
Eugenia linguiformis O.Berg
Eugenia paranapiacabensis Mattos

Eugenia monosperma Vell., conhecida popularmente como cereja-do-brejo, é uma árvore da família das Myrtaceae, endêmica do Brasil[1][2]. A tendência de sua população é estável e segundo a Red List da IUCN o seu status atualizado em 2020 é de menor preocupação[3].

Características morfológicas[editar | editar código-fonte]

Árvore com altura variando entre 5 a 13 metros, com folhas sésseis de lâminas de tamanho 8-15 por 3,5-7cm. As flores são bracteoladas não vistosas e persistentes. Os frutos também não são vistosos, de formato globoso e de superfície lisa[4].

Ocorrência[editar | editar código-fonte]

No bioma Mata Atlântica com ocorrências confirmadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Referências

  1. LORENZI, Harri. Árvores Brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. 5. ed. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2008. 384 p. v. 1.
  2. REFLORA, Eugenia monosperma Vell., Flora do Brasil, 05 de maio de 2018
  3. Patrícia da Rosa (Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora)/Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Brazil); Janeiro), Mário Gomes (Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de; Janeiro), Eduardo Fernandez (Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de; Janeiro), Mary León (Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de; Janeiro), Gustavo Martinelli (Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de; Janeiro), Monira Bicalho (Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de; Janeiro), Jose Wagner Ribeiro Júnior (Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de (24 de janeiro de 2020). «IUCN Red List of Threatened Species: Eugenia monosperma». IUCN Red List of Threatened Species. Consultado em 28 de março de 2021 
  4. «Flora do Brasil 2020». floradobrasil.jbrj.gov.br. Consultado em 28 de março de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre árvores, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.