Explosão de vapor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Uma explosão de vapor em Waikupanaha.

Uma explosão de vapor é uma explosão é causada por fervura violenta ou irradiação de água para vapor, ocorrendo quando a água ou superaquece, aquecida rapidamente por detritos finos e quentes produzidos dentro dela, ou aquecida pela interação de metais fundidos (como em uma interação combustível-líquido de refrigeração da barra de combustível do reator nuclear derretido com água após um derretimento nuclear). Esse tipo de explosão foi a que teria acontecido no desastre de Chernobil. Veículos de pressão, como reator de água pressurizada, que operam acima da pressão atmosférica também pode fornecer as condições para uma explosão de vapor. A água muda de líquido para gás com velocidade extrema, aumentando drasticamente em volume. Uma explosão de vapor espalha vapor e água fervente e o meio quente que a aqueceu em todas as direções (se não for confinada), criando um perigo escaldante e queimante.[1]

Referências

  1. Triggered Steam Explosions por Lloyd S. Nelson, Paul W. Brooks, Riccardo Bonazza e Michael L. Corradini. Acessado em 26 de outubro de 2019.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.