Extremadura Unión Deportiva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Extremadura U. D.
Nome Extremadura Unión Deportiva
Alcunhas Azulgranas
Valientes
Fundação 2007
Extinção 28 de fevereiro de 2022
Estádio Francisco de la Hera
Capacidade 11 580 espectadores
Localização Almendralejo, Badajoz, Espanha
Presidente Manuel Franganillo
Treinador(a) Juan Sabas
Material (d)esportivo Kappa
Competição Segunda División B
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Extremadura Unión Deportiva foi um clube de futebol espanhol na cidade de Almendralejo Badajoz (província). Competia na terceira divisão da Espanha. Após a sua promoção ao LaLiga 1|2|3 na temporada 2017-18, ele retornou à comunidade profissional da Extremadura para o futebol profissional após 15 anos de ausência.[1][2]

História[editar | editar código-fonte]

O clube foi fundado em 2007, quando o histórico CF Extremadura já estava ameaçado com o desaparecimento ao ser afogada por dívidas.

O clube começou sua jornada na temporada 2007/08 na categoria mais baixa de futebol Extremadura na época, o Regional Primeiro da Extremadura, e depois de uma campanha bem sucedida, alcançou seu objetivo de atualizar, também confortavelmente, distanciando o segundo classificado em 11 pontos.

Na temporada 2008/09 ele competiu no Regional Preferencial da Extremadura, onde fez uma campanha espetacular porque, três dias antes do final da liga, conseguiu o campeonato e subiu para a Terceira Divisão da Espanha. Como curiosidade desta temporada, chegaram a enfrentar duas Extremadura duas vezes, já que ambas coincidiam na categoria. Extremadura UD venceu os dois jogos contra CF Extremadura.

Após o desaparecimento do histórico CF Extremadura, que passou duas temporadas na La Liga, tornou-se a equipa de referência do Almendralejo e uma das mais representativas de Badajoz e da Extremadura.

Depois de muitas temporadas a competir e devido aos problemas económicos que a Extremadura UD teve, o clube é excluído da competição devido a uma falha de gol contra o Racing Club de Ferrol, na segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022, Manuel Franganillo compareceu perante o mídia comentando que o clube está desaparecendo e sendo liquidado, pondo fim a 98 anos de futebol na cidade de Almendralejo.[3]

Referências

  1. «El Extremadura logra el ascenso a Segunda división - Marca.com». Marca.com (em espanhol). Consultado em 1 julho de 2018 
  2. AS, Diario (24 de junho de 2018). «El Extremadura asciende a Segunda en Cartagena». AS.com (em espanhol). Consultado em 1 julho de 2018 
  3. https://www.hoy.es/deportes/futbol/primera-rfef/franganillo-confirma-liquidacion-20220228130608-nt.html

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
Bandeira de EspanhaSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol espanhóis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.