Fámjin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Fámjin
(dinamarquês: Famien)
Localização de Fámjin nas Ilhas Faroés
Fámjin.10.jpg
Fámjin: vista geral
População (2008) 110
Comuna Fámjin
Código postal FO 370
Prefixo telefónico 24

Fámjin é uma povoação das Ilhas Faroés, situada na costa sudoeste da ilha de Suðuroy, no sul do arquipélago, rodeada por montanhas elevadas.

A igreja de Fámjin data de 1876. No seu interior, encontra-se uma pedra rúnica do século XVI e o protótipo da bandeira faroesa, conhecida como Merkið. Esta bandeira foi concebida por Jens Oliver Lisberg, natural de Fámjin e por outros colaboradores, enquanto estudavam em Copenhaga, em 1919. A primeira vez que a Merkið foi usada nas Ilhas Faroés foi em 22 de Junho de 1919, em Fámjin, num casamento. No início, a bandeira não teve reconhecimento oficial. Porém, durante a segunda guerra mundial, o Reino Unido proibiu o uso de bandeiras dinamarquesas em barcos faroeses, dado que a Dinamarca se encontrava ocupada pela Alemanha na altura. Assim, foi usada a Merkið em barcos, em vez da bandeira dinamarquesa, sendo 25 de Abril de 1940 a data do seu reconhecimento oficial.

Até 1939, não existia nenhuma estrada que conduzisse a Fámjin, o que a tornava uma das povoações mais isoladas da ilha de Suðuroy.

A população de Fámjin ronda os 100 habitantes. Durante os meses de verão, porém, a população aumenta significativamente, devido ao regresso de muitas pessoas naturais de Fámjin, que vivem noutros locais das Ilhas Faroés e noutros países.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Fámjin