Fabio Fabene

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fabio Fabene
Bispo da Igreja Católica
Secretário da Congregação para a Causa dos Santos
Info/Prelado da Igreja Católica
em 2017
Hierarquia
Papa Francisco
Atividade eclesiástica
Diocese Diocese de Roma
Serviço pastoral Congregação para a Causa dos Santos
Nomeação 18 de janeiro de 2021
Predecessor Dom Marcello Bartolucci
Mandato 2021 -
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 26 de maio de 1984
Catedral de Viterbo
por Dom Luigi Boccadoro
Nomeação episcopal 8 de abril de 2014
Ordenação episcopal 30 de maio de 2014
Basílica de São Pedro
por Papa Francisco
Lema episcopal In communione gaudium
("Na comunhão da alegria")
Brasão episcopal
Dados pessoais
Nascimento Roma
12 de março de 1959 (65 anos)
Nacionalidade italiano
Habilitação académica Pontifícia Universidade Lateranense
Funções exercidas -Secretário de Sínodo dos Bispos (2014-2021)
dados em catholic-hierarchy.org
Bispos
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo


Fabio Fabene (Roma, 12 de março de 1959) é um bispo católico italiano, desde 18 de janeiro de 2021 secretário da Congregação para as Causas dos Santos.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Fabio Fabene nasceu em 12 de março de 1959 em Roma, capital da província (hoje metropolitana) e bispado.

Formação e ministério sacerdotal[editar | editar código-fonte]

Depois de frequentar o seminário menor da diocese de Montefiascone, concluiu os estudos teológicos no pontifício seminário regional de Viterbo.

Recebeu a ordenação sacerdotal em 26 de maio de 1984, na catedral de San Lorenzo em Viterbo, por imposição das mãos de Luigi Boccadoro, bispo de Montefiascone, Acquapendente, Viterbo e Tuscania, abade ordinário de San Martino al Cimino e administrador apostólico de Bagnoregio. No dia seguinte, ele concelebrou sua primeira missa com o Papa João Paulo II em visita à cidade.

Posteriormente, obteve o doutorado em direito canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense.

Exerceu o ministério de pároco de Santa Maria del Giglio em Montefiascone, ocupando também o cargo de chanceler episcopal de 1984 a 1998, e de professor de direito canônico no Instituto Teológico de Viterbo.

Desde 1 de janeiro de 1998 está ao serviço da Congregação para os Bispos e ao mesmo tempo exerce o cargo de suplente no secretariado do Colégio dos Cardeais. Desde 1996 é juiz externo do tribunal de primeira instância para as causas de nulidade do casamento na região do Lácio, no tribunal ordinário da diocese de Roma. Ele se tornou o chefe do escritório da Congregação para os Bispos em 24 de abril de 2010; em 11 de janeiro de 2012 foi nomeado prelado de honra de Sua Santidade pelo Papa Bento XVI.

Em 8 de fevereiro de 2014, o Papa Francisco o nomeou subsecretário do Sínodo dos Bispos [1]; sucedeu Fortunato Frezza, que renunciou em setembro de 2013.

Ministério episcopal[editar | editar código-fonte]

Mons.Fabene no dia da sua ordenação episcopal, 30 de maio de 2014.

Em 8 de abril do mesmo ano, o Papa Francisco elevou-o à dignidade episcopal, atribuindo-lhe a sede titular de Acquapendente [2]. Recebeu a ordenação episcopal em 30 de maio seguinte, na Basílica de São Pedro do Vaticano, pela imposição das mãos do mesmo pontífice, assistido pelos cardeais co-consagradores Giovanni Battista Re, prefeito emérito da Congregação para os Bispos, e Lorenzo Baldisseri, secretário geral do Sínodo dos Bispos. Como lema episcopal escolheu In communion gaudium, que traduzido significa "Na alegria da comunhão".

Em 28 de fevereiro de 2017 foi transferido para o escritório do proprietário em Montefiascone.

É postulador da causa de beatificação e canonização do cardeal Marcantonio Barbarigo e assistente eclesiástica do Centro Feminino Italiano - C.I.F. de Roma [3].

Em 18 de janeiro de 2021, o Papa Francisco o nomeou secretário da Congregação para as Causas dos Santos [4] ele sucedeu a Marcello Bartolucci, que concluiu seu segundo mandato de cinco anos em 29 de dezembro de 2020.

Referências

  1. «Rinunce e nomine. Nomina del Sottosegretario del Sinodo dei Vescovi». press.vatican.va. 8 de fevereiro de 2014. Consultado em 8 de abril de 2014 
  2. «Rinunce e nomine. Elevazione alla dignità episcopale del Sottosegretario del Sinodo dei Vescovi». press.vatican.va. 8 de abril de 2014. Consultado em 8 de abril de 2014 
  3. Don Emanuele Germani (8 de abril de 2014). «Fabio Fabene nominato vescovo da papa Francesco». tusciaweb.eu. Consultado em 8 de abril de 2014 
  4. «Rinunce e nomine. Nomina del Segretario della Congregazione delle Cause dei Santi». press.vatican.va. 18 de janeiro de 2021. Consultado em 18 de janeiro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Fabio Fabene
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Fabio Fabene