Faca balística

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Uma faca balística é uma faca com lâmina removível que pode ser ejetada a uma distância de vários metros pressionando um gatilho ou operando uma alavanca ou interruptor no cabo.[1][2] As facas balísticas movidas a mola apareceram pela primeira vez em livros e reportagens da imprensa sobre as forças armadas soviéticas e do Bloco Oriental no final dos anos 1970. As facas balísticas produzidas comercialmente ganharam notoriedade nos Estados Unidos em meados da década de 1980, depois de serem comercializadas e vendidas nos Estados Unidos e em outros países ocidentais. Desde então, a comercialização e venda de facas balísticas a civis foi restringida ou proibida por lei em vários países.

Uso[editar | editar código-fonte]

Em sua forma movida por mola, a lâmina de uma faca balística é teoricamente capaz de ser disparada a um alcance efetivo de cerca de 5 metros a uma velocidade de 63 km/h.[2][3] Facas balísticas que usam ar comprimido ou propulsão a gás para disparar a lâmina podem ser um pouco mais poderosas e não sofrem fadiga da mola com o tempo.

Além da propulsão por mola, ar ou gás, a lâmina de uma faca balística também pode ser impulsionada por uma carga explosiva, como um festim de pistola vazio.

Na cultura popular[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Brown, Carl, The Law and Martial Arts, Burbank, CA: Ohara Publications, ISBN 0-89750-134-9 (1998), p. 127
  2. a b Crawford, Steve, Deadly fighting skills of the world, New York: Thomas Dunne Books, St. Martin's Press, ISBN 0-312-20262-8 (1999), pp. 45-46: The minimum standard demanded of Spetsnaz recruits when throwing a knife from six feet is three consecutive hits on target; five hits is considered excellent.
  3. Zinser, Tim; Fuller, Dan; Punchard, Neal (2003). Switchblades Of Italy. Kentucky: Turner Publishing Company. pp. 88–89. ISBN 978-1-56311-933-0