Facistol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Facistol no coro da Basílica de Simpliciano em Milão.
Catedral de Sevilla. Facistol do coro.

O facistol é um atril, ou estante, grande onde se põe livros para canos litúrgicos nas igrejas.[1]

Características[editar | editar código-fonte]

O que serve para coro costuma ter quatro faces correspondendo ao livro da cada voz. Os facistóis mais antigos que se conhecem correspondem ao século XV. É comum serem ornamentados com águias sobre um mundo ou asas abertas nas quais se apoia o livro. Também pode-se encontrar com pés de leão

No Renacimiento, começaram a usar-se os atris dobraveis ou giratórios e também os facistóis quádruplos, para ter abertos quatro livros ao mesmo tempo em forma de pirâmide truncada, enfeitados com algum arremate religioso.

Deixou de utilizar com a impressão de livros litúrgicos, de menor tamanho e com manuseio mais fácil, permitindo a leitura individual das partes da liturgia das horas e dos outros livros de música litúrgica, como o Graduale Romanum.

Na Cidade Rodrigo existe um facistol de madeira no centro do coro da Catedral cuja representação superior, também conhecida como tabernáculo ou calvario, é o Rei David.

Também encontra-se na no Convento e Igreja de Santo Antônio (Igarassu) no estilo Barroco. É um quádruplo e giratório. Tem pés com entalhes de leões e o topo uma chama.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Este artigo inclui material do dicionário enciclopédico popular ilustrado Salvat dos anos 1906-1914, que se encontra no domínio público.

Nieto González, Jose Ramón (1998). «3». In: Ricardo Gamazo. Ciudad Rodrigo. Análisis del patrimonio artístico (em Español) primera ed. [S.l.]: Durius Cultural SL. p. 69. ISBN 84-605-8400-3