Fase (química)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

[1]Em Química, uma fase (do grego φασις, que significa aspecto, aparência) é um aspecto microscopicamente homogêneo de um sistema, caracterizada completamente pelas suas variáveis de estado e pelas suas variáveis de composição. Num certo sentido, o termo fase é sinônimo de "estado físico da matéria". Podendo ser considerados estados físicos da matéria: Líquidos não miscíveis, soluções e/ou substâncias não misturadas á outras presentes no mesmo sistema(água salgada + óleo, etc.), estados diferentes num mesmo sistema(água + gelo), sendo ,neste último caso, a parte sólida da água considerada uma fase e a parte líquida uma outra fase. Caso houvesse ainda outra fase(água + gelos + areia), note que os grão de areia ou mesmo os cubos de gelo não serão considerados fases individuais.(esse cubo de gelo é uma fase, aquele é outra fase. Ou, esse grão de areia é uma fase e aquele é uma outra fase. São frases erradas no ponto de vista químico) Neste caso a areia em si é considerada uma fase, a água é considerada outra e o gelo, uma terceira.

Fases também podem ser caracterizadas como a distinção dos vários compostos numa mistura química como por exemplo sendo esta heterogêneo: o azeite e a água. Quando temos um material heterogêneo, cada região do material que apresenta os mesmo aspectos é denominada fase. Portanto, uma fase é uma porção de uma amostra de matéria que apresenta as mesmas propriedades. Uma fase pode apresentar-se contínua ou fragmentada em varias partes. Uma mistura homogênea apresenta uma só fase, enquanto uma mistura heterogênea apresenta duas ou mais fases.


Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Química (2016). Vivá. Curitiba: Positivo. pp. 69 e 70