Fazenda Roseira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Casa de Cultura Fazenda Roseira
Casa Sede da Fazenda Roseira
Tipo prédio histórico
centro cultural
Inauguração 2009
Geografia
Localidade Rua Domingos Haddad, 1, Residencial Parque da Fazenda, Campinas, São Paulo, Brasil

A Casa de Cultura Fazenda Roseira é um centro cultural instalado na Casa Sede da antiga Fazenda Roseira, no Jardim Roseira, em Campinas, no estado de São Paulo, no Brasil.

História[editar | editar código-fonte]

A casa, construída a partir do final do século XIX, de pau a pique (taipa) e tijolos, foi reformada em 1920 e abandonada a partir de 2007. A fazenda tem várias riquezas naturais, diversos tipos de árvores nativas e exóticas, horta e herbário. Esta fazenda originou, além do Jardim Roseira, outros dois bairros: a Vila Perseu Leite de Barros e o Jardim Ipaussurama. Durante os últimos anos, encontrou-se inativa, até que, no ano de 2009, o casarão da fazenda foi entregue à Prefeitura de Campinas.

Atualidade[editar | editar código-fonte]

Agora, se encontra sendo usada para atividades de cultura e lazer, como aulas de inglês e dança. A Fazenda Roseira encontra-se em meio a um processo de loteamento e urbanização, estando localizada às margens da Avenida John Boyd Dunlop, próximo ao Hospital e Maternidade Celso Pierro e à Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Fazenda Roseira