Fernão Garcia de Bragança

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fernão Garcia de Bragança
Rico-homem/Senhor
Tenente régio
Reinado
Nascimento Antes de 1206
  Reino de Portugal
Morte Depois de 1238
  Reino de Portugal
Descendência Pedro Fernandes II de Bragança (barregania)
Dinastia Bragançãos
Pai Garcia Pires I de Bragança
Mãe Gontinha Soares de Tougues
Religião Catolicismo romano

Fernão Garcia de Bragança (antes de 1206 - depois de 1238), foi um rico-homem e cavaleiro medieval do reino de Portugal[1]. Terá sido o último Braganção legítimo a ocupar um cargo curial[2].

Biografia[editar | editar código-fonte]

Fernão era filho de Garcia Pires de Bragança e da sua esposa, Gontinha Soares de Tougues, pertencendo desta forma a uma das mais notáveis linhagens do Reino de Portugal, os Bragançãos. Esta família reveste-se de especial importância, pois para além do seu domínio incontestável na atual região de Trás-os-Montes, que integrava os seus domínios fronteiriços, que podiam facilmente mudar a fação do reino que apoiava (entre Portugal e Leão), destacava-se a sua reputação de valentes guerreiros[3]. A acrescentar a estas qualidades, e a acreditar nos Livros de Linhagens, o seu trisavô, Fernão Mendes I, teria casado com uma infanta filha de Afonso VI de Leão, dando-lhe desta forma um poder equiparável ao do seu suposto cunhado Henrique de Borgonha.

A sua aparição na corte foi muito breveː exerceu o cargo tenencial em Bragança entre 1237 e 1238[4]. Terá sido também ele quem, segundo os Livros de Linhagens, armou o seu primo Nuno Martins de Chacim como cavaleiro. [5].

Descendência[editar | editar código-fonte]

Fernão não casou, mas de barregã teve[5]ː

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre figuras históricas de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.