Fernanda Pontífice

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Maria Fernanda Pontífice de Jesus Bonfim (nascida em 1955) é uma académica e política santomense. Ela foi uma do primeiro grupo de mulheres da Assembleia Nacional em 1975 e mais tarde serviu como Ministra da Educação e Cultura.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascida em 1955,[1] Pontífice licenciou-se em Letras pela Universidade de Lisboa.[2] Em dezembro de 1975, ela foi nomeada para a Assembleia Nacional como uma do primeiro grupo de seis mulheres na legislatura.[3] Depois de trabalhar como assessora do Ministério da Educação e Cultura, em 2002 foi nomeada Ministra da Educação e Cultura.[4] Foi reeleita para o parlamento nas eleições de 2006, mas no mesmo ano foi nomeada reitora da Universidade Lusíada de São Tomé e Príncipe e demitiu-se do parlamento para se dedicar a esta função. Em 2008, ela foi eleita presidente da secção feminina do Partido da Convergência Democrática.[1][5] Posteriormente, tornou-se reitora da Universidade Lusíada.

Referências

  1. a b São Tomé e Príncipe: Não podiam ser chefes. Resistiam a ser escravos Combate Racismo Ambiental
  2. Programação e a identidade visual do Fórum Mundial de Educação Government of Andalusia
  3. Mart Martin (2000) The Almanac of Women and Minorities in World Politics, p333
  4. Lurdes Maria Lima Viegas Pires dos Santos (2015) A igualdade de género em São Tomé e Príncipe: Entre a realidade e a utopia
  5. Fernanda Pontífice eleita presidente da organização feminina do PCD Téla Nón, 29 December 2008