Fernando Figueira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Professor Fernando Figueira, Foto cedida pelo IMIP.

Fernando Jorge Simão dos Santos Figueira (?, 4 de fevereiro de 1919Recife, 1 de abril de 2003) foi um médico e professor brasileiro.

Teve sua vida inteira dedicada ao ensino, formando novos médicos e despertando a dedicação em cada um para a atenção às crianças. Dedicou-se também à pesquisa na área médico-social e à assistência aos mais carentes.

Foi Professor Visitante nos Estados Unidos, México e Paris. Através de concurso, assumiu a cátedra da disciplina de Pediatria da UFPE em 1960 e em seguida o cargo de Professor Titular da Faculdade de Ciências Médicas. Na área científica, publicou 6 livros e mais de 100 trabalhos.

Foi Secretário de Saúde de Pernambuco no governo de Eraldo Gueiros Leite.

Instituições criadas[editar | editar código-fonte]

Criou diversas instituições para atender mães e crianças carentes e com outras finalidades, em Pernambuco e Alagoas, como:

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Ao longo de sua carreira acumulou diversos prêmios, a maioria de honra pelo reconhecimento de seu empenho em melhorar a saúde e qualidade de vida dos mais carentes. Faleceu no dia 1.º de abril de 2003, aos 84 anos, mas hoje para celebrar sua memória existe o "Prêmio Nacional Professor Fernando Figueira", que foi instituído pela Portaria MS/GM nº 728, de 14 de junho de 2003, para reconhecer os estabelecimentos hospitalares de saúde integrantes da rede SUS, com destaque ao atendimento pediátrico humanizado e estímulo ao aleitamento materno.

Pensamentos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Notas e Referências

  1. a b Em Alagoas
  2. a b c d e f g h i j k IMIP - Fernando Figueira