Festival international de la bande dessinée d'Angoulême

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade. Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Festival Internacional de banda desenhada de Angoulême.

O Festival international de la bande dessinée d'Angoulême (No Brasil: Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême,[1] em Portugal: Festival Internacional de banda desenhada de Angoulême)[2] é o maior festival de banda desenhada da Europa. É realizado anualmente desde 1974 em Angoulême, França.

História[editar | editar código-fonte]

No final de 1972, o sucesso de uma exposição dedicada à banda desenhada na cidade, intitulada "Dix millions d'images", dá origem à ideia de organizar uma reunião anual dedicada ao meio. Em 25 de janeiro de 1974 foi inaugurada a primeira edição, cujo cartaz é obra de Hugo Pratt; A reunião contou com a presença de importantes autores, como André Franquin, Burne Hogarth e Harvey Kurtzman. Nestes primeiros anos, o Festival se consolida como um evento de importância internacional, atendido pelos artistas mais famosos, como Hergé, Will Eisner, Moebius, Enki Bilal e Jacques Tardi; Ao mesmo tempo, o município de Angoulême está empenhado em fazer da cidade um centro de bandas desenhadas mundiais, com iniciativas como a criação do BD Workshop-School, em 1982. Desde então, como explica Jean Giraud, o concurso funcionou "muito bem, mas quanto melhor funciona, mais custa e isso é um problema em tempos de crise econômica".[3]

Prémios[editar | editar código-fonte]

O Festival concede vários prémios, que recompensam, em diferentes categorias, as melhores obras do ano anterior publicadas na França. Os jurados escolhem os vencedores de uma seleção anterior de candidatos (não superior a sete). Os prémios são oferecidos na tarde do primeiro dia do Festival, no teatro Angoulême.

O Festival concede prémios em 14 categorias diferentes, entre as quais os mais destacados são:

  • Grande Prémio: concedido a um autor por todo o trabalho. O Festival é dedicado à produção deste autor todos os anos, com amplas exposições, mesas redondas e outras atividades em seu trabalho.
  • Prémio do Melhor Álbum (Fauve d'Or)
  • Prémio de desenho
  • Prémio de roteiro
  • Primeiro Prémio de Álbum

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons


Ícone de esboço Este artigo sobre banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.