Ficheiro:Versão audível de Partida da Monção.ogg

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Versão_audível_de_Partida_da_Monção.ogg(Ficheiro de áudio Ogg Vorbis, duração 3 min 12 s, 228 kb/s, tamanho do ficheiro: 5,22 MB)

Descrição do ficheiro

Descrição
Português: Versão audível do quadro Partida da Monção, de José Ferraz de Almeida Júnior. Trabalho realizado em programa de educação na Faculdade Cásper Líbero sob orientação de Giovanna Fontenelle e João Alexandre Peschanski, com apoio do Wiki Movimento Brasil e da equipe educativa do Museu Paulista.

O texto da audiodescrição é:

A obra “Partida da Monção”, de José Ferraz de Almeida Júnior, feita em 1897, segue a técnica de óleo sobre tela e possui 6,4 metros de largura por 3,9 metros de altura. Em uma praia, à luz do dia, uma dezena de canoas prepara-se para partir em uma expedição fluvial. O quadro mostra, em suas extremidades, duas multidões distintas. À esquerda do observador, estão os expedicionários, em suas longas canoas já flutuando nas águas do rio. À direita, em terra, dezenas de pessoas se distribuem pela praia.

No grupo à direita, em destaque no plano intermediário, está um padre de cabelos grisalhos vestindo um sobrepeliz branco sobre uma batina negra. Ao redor do pescoço, veste uma estola de cor roxa. Na mão esquerda, ele segura um livro aberto, e na direita um asperge, utensílio usado para borrifar água benta. À esquerda do sacerdote, um menino cabisbaixo ergue uma pequena caldeira com a mão direita. Atrás do padre se encontra um grande grupo de homens, mulheres e crianças com trajes populares. À frente desse grupo, destaca-se um senhor de cabelos brancos, que levanta com a mão direita um chapéu bicórnio preto.

Ainda na extremidade direita do quadro, em primeiro plano, encontra-se outro pequeno grupo de pessoas. Nele, um senhor de cabelos brancos está ajoelhado, de costas para o observador, segurando uma bengala e um chapéu na mão esquerda. Ao lado dele, uma mulher com a cabeça coberta por um pano branco segura um menino no colo, enquanto outro, maior, está de pé, apoiando os braços na cintura dela. Ao lado da mulher, está um casal. O homem, com uma carabina nas costas, segura um chapéu e olha para a menina que, de olhos fechados, ergue com a mão direita seu manto negro na altura da boca.

Já no primeiro plano da extremidade esquerda do quadro, está um rapaz negro com roupas simples, curvado, segurando uma mala grande e com a cabeça voltada para o padre, à direita da tela. Na frente dele está uma jarra escura, alguns troncos e cordas enroladas. Do seu lado esquerdo, um senhor negro, de cabelo e barba grisalhos está ajoelhado, com uma carabina na mão, e também um homem negro, ao lado dele, carrega um fecho de cana-de-açúcar. Do lado direito do rapaz, um homem ajoelhado segura um bebê, de frente a uma mulher.

Atrás desse grupo, num contínuo decrescente, os monçoeiros se distribuem até o fundo, acompanhando a margem. Na maioria, são homens velhos, com barbas e cabelos grisalhos, de pele negra ou bronzeada, vestes simples, chapéu ou lenços amarrados na cabeça. Alguns seguram remos ou arpões. Observamos também, espalhados pela multidão, algumas mulheres e crianças.

Já ao fundo, à direita, vemos uma vegetação ribeirinha e algumas árvores com folhagens volumosas, de coloração verde-escura, que encobrem o grupo na praia. À esquerda, observamos a silhueta de um relevo mais alto, ao horizonte. O céu é esbranquiçado, representado com coloração amarela e azul.

Audiodescrição por Henrique Artuni. Projeto de educação na Faculdade Cásper Líbero.
Data
Origem Obra do próprio
Autor Henrique Artuni

Licenciamento

Eu, titular dos direitos de autor desta obra, publico-a com a seguinte licença:
w:pt:Creative Commons
atribuição partilha nos termos da mesma licença
A utilização deste ficheiro é regulada nos termos da licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Pode:
  • partilhar – copiar, distribuir e transmitir a obra
  • recombinar – criar obras derivadas
De acordo com as seguintes condições:
  • atribuição – Tem de fazer a devida atribuição da autoria, fornecer uma hiperligação para a licença e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de forma a sugerir que o licenciador o apoia ou subscreve o seu uso da obra.
  • partilha nos termos da mesma licença – Se remisturar, transformar ou ampliar o conteúdo, tem de distribuir as suas contribuições com a mesma licença ou uma licença compatível com a original.

Legendas

Adicione uma explicação de uma linha do que este ficheiro representa

Elementos retratados neste ficheiro

retrata

Histórico do ficheiro

Clique uma data e hora para ver o ficheiro tal como ele se encontrava nessa altura.

Data e horaMiniaturaDimensõesUtilizadorComentário
atual01h28min de 15 de outubro de 20183 min 12 s (5,22 MB)HenriqueartuniUser created page with UploadWizard

Utilização global do ficheiro

As seguintes wikis usam este ficheiro:

Metadados