Figueira (Duque de Caxias)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou seção foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, e ainda pode necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações (desde março de 2016). Ajude a melhorar este artigo inserindo fontes.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde março de 2016).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

O Bairro de Figueira está localizado no município de Duque de Caixias e faz divisa com os Bairros Chácaras Rio-Petrópolis, Pilar e Parque Capivari. É um Bairro com muita escassez na cidade do Rio de Janeiro, uma comunidade precária e abstrata.

Estrada velha do Pilar[editar | editar código-fonte]

A Figueira conta com a Estrada Velha do Pilar, que liga Figueira ao Parque Capivari.

Asfalto, saneamento e controle de enchentes[editar | editar código-fonte]

A prefeitura de Duque de Caxias tenta fazer melhorias contínuas em Figueira (como coletas seletivas, asfaltamento de ruas, limpeza e drenagem do Rio Calombé), porém, como vários bairros da Baixada Fluminense, ainda há uma série de problemas que os moradores enfrentam constantemente, como incêndios, falta de luz e várias enchentes. Essas últimas ocorrem no Rio Calombé, que corta Figueira. Os que vivem na localidade continuam esperando melhorias por parte da Prefeitura de Duque de Caxias isto causa um problema na comunidade o que causa a insatisfação da população.

Rio Calombé[editar | editar código-fonte]

Moradores que ocupam casas na beira do Rio Calombé e nas proximidades vivem assustados com medo de enchentes e incêndios, pois, além de transbordar durante as chuvas, o canal de esgoto costuma incendiar. O problema é causado por fábricas que despejam produtos inflamáveis no canal, causando uma situação de risco às pessoas que moram na beira daquele rio. Depois do incêndio em Setembro do ano passado, (2012) a casa de Márcia Barbosa foi interditada pela Defesa Civil. Ela conta que o fogo que veio do rio destruiu quartos e também o banheiro. Abalou a estrutura, fazendo a moradora ficar sem ter um lugar onde morar. “Encher é normal, a gente ainda pode aliviar, mas com o fogo não dá” - ressalta a moradora.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da cidade do Rio de Janeiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.