Filaenis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Filaenis ou Philaenis de Samos (em grego, Φιλαινίς) foi, aparentemente, uma cortesã grega que viveu entre o 4ª ou 3ª séculos AC. Ela é comumente descrita como a autora de um manual sobre namoro e sexo. O poeta Aeschrion de Samos , negou que a sua compatriota Philaenis foi realmente o autor do notório trabalho.

Breves fragmentos do manual, incluindo as palavras introdutórias, foram redescobertos entre os Papiros de Oxirrinco (P. Oxy. 2891).

Começando com as técnicas de sedução, o livro é acreditado para ter tratado as artes sexuais de forma sistemática, incluindo descrições de posições sexuais, e substancia afrodisíacas, abortiferas e cosméticas. A descoberta demonstra  uma verdadeira tradição de manuais técnicos, o mais brincalhão Arte do Amor , escrito em latim , versículo por Ovídio no final do 1 º século AC.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • William Smith, Dicionário do grego e Romano Biografia e Mitologia (baseado em antigas referências, precedendo a redescoberta dos fragmentos, e, por engano, afirmando que o trabalho era um poema)
  • Papiro e descrição, parte da exposição online Oxyrhynchus: A Cidade e Seus Textos (O Egito Sociedade de Exploração)