Flamingo-comum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaFlamingo-comum
Flamant rose Salines de Thyna.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Phoenicopteriformes
Família: Phoenicopteridae
Género: Phoenicopterus
Espécie: P. roseus
Nome binomial
Phoenicopterus roseus
(Pallas, 1811)

O flamingo-comum ou flamingo-rosado (Phoenicopterus roseus) é uma ave da família Phoenicopteridae. Tal como os outros membros da sua família, sua plumagem pode ser branca, rosada, ou por vezes uma coloração quase laranja, as patas longas e o bico espesso e curto.[1] Foi recentemente separado do flamingo-americano (P. ruber).

O flamingo-comum distribui-se pelo sul da Europa (bacia do Mediterrâneo), pelo norte da África bem com em alguns territórios mais a Oriente.[1]

Na Europa este flamingo possui colónias importantes em Espanha (Laguna de Fuente de Piedra) e em França (Camargue). Em Portugal pode ser vista ao longo de todo o ano nas zonas húmidas litorais desde o estuário do Tejo até ao Algarve. Em 2010 foi pela primeira vez confirmada a nidificação de flamingos em Portugal, na Lagoa dos Salgados, no Algarve[2].

A observação de aves anilhadas mostra que uma grande parte dos flamingos que ocorrem em Portugal são oriundos das colónias europeias.

Os flamingos podem chegar a altura entre 120 a 145 cm de altura, 170 cm de envergadura[3] e pesar cerca de 12 kg.[1]

Alimentação[editar | editar código-fonte]

A alimentação consiste em pequenos crustáceos, peixes e bivalves, pelo qual procura as zonas onde a água tem pouca profundidade e as zonas de lama ou sapais.[1]

Subespécies[editar | editar código-fonte]

A espécie é monotípica (não são reconhecidas subespécies).

Referências

  1. a b c d «{+} Flamingo-comum» (php). Bicharada.net. Consultado em 23 de janeiro de 2010  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  2. Jornal Público. «Lagoa no Algarve tem os primeiros ninhos de flamingos confirmados em Portugal» 
  3. «Identificação de Flamingos» (html). Avesdeportugal.info. Consultado em 23 de janeiro de 2010  Verifique data em: |access-date= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.