Floresta decídua temperada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A floresta decídua temperada é um bioma temperado terrestre caracterizado por árvores caducifólias, como as faias, nogueiras e carvalhos. A sua característica principal é a perda de suas folhas durante o outono e o inverno. Durante muito tempo essas florestas foram devastadas, porém hoje algumas áreas são preservadas em parques nacionais, em varias regiões, e não há muitos animais lá.

O termo “floresta temperada de folha larga e mista” é usado pelo World Wildlife Fund (WWF) na biogeografia global como uma das designações de biomas sob os quais organizar ecorregiões.[1]

Está situada numa altitude de até 450 metros acima do nível do mar. É uma vegetação muito seca e retorcida, assemelhando-se aparentemente à savana, porém, apresenta uma composição florística completamente distinta. O solo é em sua maioria seco, raso e rochoso e as árvores atingem cerca de 20 a 30 metros de altura nas regiões onde o solo é um pouco mais profundo. É muito comum a presença de lajes de rochas nos morros, formando clareiras onde bromélias, orquídeas e outras flores silvestres crescem. Exemplos do orquídeas: Aspasia variegata, Encyclia tarumana, Scaphyglottis cf. amazonica, Trizeuxis falcata e Zygosepalum lindeniae.

Distribuição geográfica[editar | editar código-fonte]

Existe em regiões de clima temperado, como o leste dos Estados Unidos, oeste da Europa, uma grande parte da China, sudeste da Sibéria, leste da Ásia, Japão e península da Coreia e parte da Nova Zelândia.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Ecologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.