Florimont

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Florimont
  Comuna francesa França  
Localização
Florimont está localizado em: França
Florimont
Localização de Florimont na França
Coordenadas 47° 30' 36" N 7° 4' 10" E
País  França
Região Borgonha-Franco-Condado
Departamento Território de Belfort
Características geográficas
Área total 18,2 km²
População total (2018) [1] 456 hab.
Densidade 25,1 hab./km²
Código Postal 90100
Código INSEE 90046

Florimont é uma comuna francesa na região administrativa de Borgonha-Franco-Condado, no departamento do Território de Belfort. Estende-se por uma área de 18,2 km². Em 2010 a comuna tinha 456 habitantes (densidade: 25,1 hab./km²).[1]

Geografia[editar | editar código-fonte]

O território comunal é relativamente grande: 18,19 Km² e estende-se por uma dezena de quilómetros do norte ao sul. Florimont, que foi um importante senhorio na Idade Média, incorporou no seu território as aldeias desaparecidas de Normanvillars e de Saint-André-d'Essert.

Localidads e aldeolas[editar | editar código-fonte]

Saint-André-d'Essert

Esta aldeia, da qual permanece apenas a fazenda Saint-André, um quilómetro a Faverois, não deve ser confundido com a cidade de Essert, perto de Belfort, embora a origem do nome seja sem dúvida a mesma: uma terra cultivável conquistada sobre a floresta. No século XVII Saint-André possuia uma igreja que teria existido já em 1274 e no mínimo em 1466, data em que lá oficiava um sacerdote. Foi restaurada em 1606 mas ameaçada ruína em 1749. No fim do século XVIII permanecia quatro famílias anabatistas e a igreja tinha desaparecido. A aldeola faz parte da paróquia de Faverois. Nos textos redigidos em alemão, Essert é germanizado em Schert.

Normanvillars

É provável que Normanvillars desapareceu à mesma época que Saint-André d'Essert, na segunda metade do século XV, vítima da insegurança que reinava então nas campanhas. No meio do século XVIII, alguns mennonitas, conhecidos por ser agricultores experientes, retomaram possessão dos lugares e formaram uma localidade que dependia do senhorio de Florimont. Atualmente, a aldeola resume-se em algumas fazendas disseminadas numa clareira vasta no meio da qual encontra-se uma capela chamada a Capela dos Mennonitas e um cemitério.

História[editar | editar código-fonte]

O sítio de Florimont foi ocupado a partir da época romana, provavelmente por uma torre de vigia encarregada supervisionar a circulação sobre a via militar que ligava Mandeure em Doubs Augst e Kembs em Haut-Rhin. Após a criação do condado Ferrette no século XI, foram construídos o castelo feudal e as fortificações da aldeia que muito rapidamente tomou a importância. No século XIII, o feudo, que cobria também Courcelles, Suarce, Chavanatte, Lepuix-Neuf e em parte Faverois, Grosne, Boron, Réchésy, foi detido pela famílie de Blumenberg, nome alemão que pode-se traduzir por Montanha dos flores. A terra de Florimont foi várias vezes o objeto de litígios entre o bispo de Basileia e o Conde de Ferrette. No século XV, a importância económica da cidade não era negligenciável pois havia um mercado semanal e duas feiras anuais, uma no dia de Todos-os-Santos e a outra na terça-feira de Páscoas.

Em 1583 um incêndio destruiu o castelo que foi reconstruído. Durante a Guerra dos Trinta Anos, em 1632, as tropas suecas, que devastavam as campanhas ao redor de Belfort, pilharam a cidade e o castelo, e não se importaram com as suas ruínas.

Durante a Revolução Francesa, a população de Florimont manifestou a sua fidelidade para o seu senhor, Xavier de Ferrette dirigindo ao Diretório uma carta de protesto quando o nome dele foi colocado na lista dos emigrados e consequentemente considerado como traidor à pátria. Isto não impediu os bens da família a ser confiscados.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Evolução demográfica
1962 1968 1975 1982 1990 1999 - - -
244 292 279 324 388 394 - - -
Para os censos de 1962 a 2006 a população legal corresponde à popolução sem duplicidades, segundo define o INSEE.[2]

Referências

  1. a b «Populations légales 2018. Recensement de la population Régions, départements, arrondissements, cantons et communes». www.insee.fr (em francês). INSEE. 28 de dezembro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021 
  2. «Population sans doubles comptes (recensement de la population 1999)». Insee (em francês). 13 de outubro de 2016 
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.