Fonzie (Happy Days)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fonzie
Fonzie, 1977.
Língua original Inglês
Morada Los Angeles, Califórnia
Origem  Estados Unidos
Série(s) Happy Days
Temporada(s) Todas
Interpretado por Henry Winkler

Arthur Herbert Fonzarelli (ou Fonzie, The Fonz, e Fonz) é um personagem fictício interpretado pelo ator Henry Winkler na série Happy Days (1974-1984).

Em 1999 foi votado como o quarto maior personagem da televisão de todos os tempos pelos telespectadores do TV Guide.[1] .

História[editar | editar código-fonte]

Fonzie era um engraxate de roupa de couro e mecânico de automóveis, adolescente arruaceiro e malandro, que andava em gangues e simbolizava uma espécie de "James Dean" na série. Porém, o personagem, inicialmente coadjuvante, fez enorme sucesso entre o público, aos poucos "invadindo" o espaço de outros personagens (incluindo o do protagonista Richie) e tornando-se, em vias práticas, o protagonista da série (e oficialmente após a saída de Ron Howard, que interpretava Richie). As histórias principais da série giravam todas em torno de Fonzie e Richie e os demais personagens ficaram em segundo plano. A isso deu-se o nome de "efeito Fonzie", que ocorre quando um personagem secundário se torna tão popular a ponto de ofuscar até mesmo o protagonista da série.[2][3][4]

Arthur Fonzarelli ganhou sua estátua de bronze bem no centro de Milwaukee, próximo a um Centro de Convenções. Apesar de situada em Milwaukee, a série, que teve 11 temporadas, era filmada em Los Angeles.

A inauguração contou com a presença de Henry Winkler, ator que deu vida a Fonzie na sitcom dos anos 70, que retratava a juventude dos anos 50. A estátua, em tamanho natural, mostra Fonzie sorrindo e sustentando os dois polegares para cima, "assinatura" do personagem.

Um dos primeiros jogos eletrônicos de grande popularidade da SEGA foi baseado no personagem. Lançado em 1976 com o nome "Fonz". O objetivo do jogo era guiar Fonzie em uma moto, desviando de variados obstáculos.

Referências

  1. TV Guide Guide to TV. Barnes and Noble. 2004. p. 651. ISBN 0-7607-5634-1 
  2. Waters, Darren (12 de agosto de 2004). «Remembering Happy Days». BBC News. (BBC). Consultado em 28 de agosto de 2011 
  3. «From failure to Fonz -- actor Winkler aims to inspire». Reuters. 27 de abril de 2007. Consultado em 16 de agosto de 2010 
  4. «Is Uncool Urkel the '90s Answer to the Fonz?». The Los Angeles Times. 4 de janeiro de 1991. Consultado em 7 de novembro de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]