Fonzie (Happy Days)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fonzie
Fonzie, 1977.
Língua original Inglês
Morada Los Angeles, Califórnia
Origem  Estados Unidos
Série(s) Happy Days
Temporada(s) Todas
Interpretado por Henry Winkler
Projecto Televisão  · Portal Televisão

Arthur Herbert Fonzarelli (ou Fonzie, The Fonz, e Fonz) é um personagem fictício interpretado pelo ator Henry Winkler na série Happy Days (1974-1984).

Em 1999 foi votado como a quarta maior personagem da televisão de todos os tempos pelos telespectadores do TV Guide.[1] .

História[editar | editar código-fonte]

Fonzie era um engraxate de roupa de couro e mecânico de automóveis, adolescente arruaceiro e malandro, que andava em gangues e simbolizava uma espécie de "James Dean" na série. Porém, o personagem, inicialmente coadjuvante, fez enorme sucesso entre o público, aos poucos "invadindo" o espaço de outros personagens (incluindo o do protagonista Richie) e tornando-se, em vias práticas, o protagonista da série (e oficialmente após a saída de Ron Howard, que interpretava Richie). As histórias principais da série giravam todas em torno de Fonzie e Richie e os demais personagens ficaram em segundo plano. A isso deu-se o nome de "efeito Fonzie", que ocorre quando um personagem secundário se torna tão popular a ponto de ofuscar até mesmo o protagonista da série.[2] [3] [4]

Arthur Fonzarelli ganhou sua estátua de bronze bem no centro de Milwaukee, próximo a um Centro de Convenções. Apesar de situada em Milwaukee, a série, que teve 11 temporadas, era filmada em Los Angeles.

A inauguração contou com a presença de Henry Winkler, ator que deu vida a Fonzie na sitcom dos anos 70, que retratava a juventude dos anos 50. A estátua, em tamanho natural, mostra Fonzie sorrindo e sustentando os dois polegares para cima, "assinatura" do personagem.

Um dos primeiros jogos eletrônicos de grande popularidade da SEGA foi baseado no personagem. Lançado em 1976 com o nome "Fonz". O objetivo do jogo era guiar Fonzie em uma moto, desviando de variados obstáculos.

Referências

  1. TV Guide Guide to TV Barnes and Noble [S.l.] 2004. p. 651. ISBN 0-7607-5634-1. 
  2. Waters, Darren (12 de agosto de 2004). «Remembering Happy Days». BBC News. (BBC). Consultado em 28 de agosto de 2011. 
  3. «From failure to Fonz -- actor Winkler aims to inspire». Reuters [S.l.: s.n.] 2007-04-27. Consultado em 2010-08-16. 
  4. «Is Uncool Urkel the '90s Answer to the Fonz?». The Los Angeles Times [S.l.: s.n.] 1991-01-04. Consultado em 2010-11-07. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]