Football365

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Football365 ou simplesmente F365, é um website esportivo operado pela 365 Media Group, filial da BSkyB, de sua sede em Leeds.

O website abrange principalmente a Premier League, bem como outras ligas e campeonatos europeus. Tem abordagem informal e bem-humorada lidando com últimas notícias de futebol e muitas vezes inclui piadas recorrentes dos indivíduos relacionados ao esporte. F365 tem sido conhecido pela cobertura completa que ele proporciona, bem como seus dados estatísticos e características de comentário.[1]

O site foi fundado em 1997 pelo fã do Arsenal e pioneiro da internet, David Tabizel,[2] que depois se uniu com o jornalista Danny Kelly, ao lado de Dan Thompson (fundador da empresa de jogos eletrônicos para computador, Renegade Software), por Simon Morris, ex-diretor de marketing da BSkyB, e por Andy Gray, ex-jogador de futebol e apresentador de TV, que também atua regularmente como colunista.[3] Em entrevista à revista Rolling Stone em 2012, Tabizel afirma que o site foi homenagem a expressão usada frequentemente por sua mãe, Sandy. Em 1999, no auge da bolha da internet, a empresa controladora dos sites da 365 Corporation flutuou na Bolsa de Valores de Londres, atingindo um valor de 500 milhões de euros, pouco depois do lançamento.[4]

Características regulares[editar | editar código-fonte]

  • F365 Mailbox: Coleta duas vezes por dia emails enviados por leitores de segunda a sexta-feira, alguns dos quais não estão relacionados ao futebol.
  • F365 Forum: A website fornece o Fórum F365 (F365 Forum) para leitores discutir o esporte.
  • Mediawatch: Uma revisão diária caracterizada pela sátira de histórias recentes e artigos de vários jornais nacionais e websites sobre futebol. A coluna frequentemente inclui 'A Slight Difference Of Opinion', 'Non-football story of the day' e informações atualizadas diante da habilidade de Mark Lawrenson como preditor.
  • The Premier League Winners And Losers: Uma revisão das medidas do fim de semana que muitas vezes provoca acusações de parcialidade.
  • It's Going To Be A Big Weekend For…: Um recurso de pré-visualização dos próximos jogos de finais de semana.
  • F365 Opinion: Editores e colaboradores do site dão suas opiniões relacionadas as notícias recentes de futebol, incluindo editores internos, como Sarah Winterburn, Nick Miller e Matthew Stanger, além dos colunistas Philip Cornwall, John Nicholson, Tim Stannard, Rob McNichol, Alan Tyers e Daniel Storey.
  • The F365 Transfer Blog: Uma atualização ao vivo de fofocas de transferência e comentários com colaboradores do F365 e comentários públicos.
  • Story Time: Uma hora de cada dia é dedicada ao Daniel Story e as histórias dramáticas dele.

Canal de TV na internet[editar | editar código-fonte]

O website também tem um canal de TV pela internet chamado F365 TV. Entre os programas transmitidos estão The Paper Round e The Dugout Podcast - programas quinzenais de futebol que estão disponíveis das quintas às segundas-feiras no Football365, Teamtalk e iTunes. Os apresentadores incluem Don Dealio, Ed Draper, Kait Borsay e Lynsey Hooper.

Variantes regionais[editar | editar código-fonte]

França[editar | editar código-fonte]

Fundado em 1998 por Axel Dreyfus e Pierre Sivel, sob o nome C Sport e adquirido em 1999 por 365 Corp e depois em 2001 pelo Groupe Sporever, Football365.fr é uma versão francesa totalmente dedicada a notícias de futebol. Notícias ao vivo, relatórios de jogo, entrevistas, cobertura ao vivo: o site tem grande quantidade de vídeos, serviço de blogue e opção aos leitores fornecer comentários (feedback).

A equipe consiste em seis jornalistas permanentes, ajudada pela equipe do Sport365.fr. Nicolas Puiravau, editor-chefe do site desde junho de 2004, afirmou recentemente no Sport Strategy que o site Football365 obtém mais de dois milhões de visitantes únicos e sessenta e cinco milhões de visitas mensais.

Referências

  1. «Good Web Guide review of Football365». Consultado em 20 de setembro de 2011 
  2. «Cópia arquivada». Consultado em 29 de agosto de 2016. Arquivado do original em 2 de julho de 2013 
  3. «365 ways to success». Independent. Consultado em 2 de novembro de 2006 [ligação inativa] 
  4. «Net site 365 soars on debut». BBC News. 2 de dezembro de 1999. Consultado em 2 de novembro de 2006 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]