Forças Terrestres Armênias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Forças Terrestres Armênias
Հայաստանի ցամաքային զորքեր

Emblema das Forças Terrestres Armênias
País  Armênia
Corporação

Forças Armadas da Armênia

Subordinação Ministério da Defesa
Missão Exército
Tipo de unidade Forças terrestres
Criação 1992
Patrono Asócio II da Arménia
Logística
Efetivo 41.850
Comando
Comandante Tenente-General Edvard Asryan
Página oficial http://www.mil.am/

As Forças Terrestres Armênias (em armênio/arménio: Հայաստանի ցամաքային զորքեր), às vezes referido como Exército Armênio (em armênio/arménio: Հայկական Բանակ, transl. Haykakan Banak), são um dos tipos de forças armadas da Armênia, destinadas a conduzir operações de combate principalmente em terra.

As tropas terrestres são chamadas para resolver problemas estratégicos e tático-operacionais na fase militar terrestre das operações. Com suas capacidades de combate, as tropas terrestres podem, de forma independente ou em cooperação com outros tipos de forças armadas, repelir a invasão dos exércitos terrestres, forças de desembarque aéreas e marítimas do inimigo, desferir um ataque de fogo massivo simultâneo com toda a profundidade de seu arranjo operacional, quebrar através das defesas inimigas, realizar um ataque estratégico de grande profundidade e fortalecer-se no território ocupado. A principal característica das tropas terrestres é o alto poder de fogo, poder de ataque, alta manobrabilidade e total independência de combate.

História[editar | editar código-fonte]

As tropas terrestres foram formadas em 28 de janeiro de 1992, poucos meses depois de a República da Armênia ter declarado a sua independência da União Soviética.[1] Norat Ter-Grigoryants, o ex-vice-chefe do Estado-Maior General das Forças Terrestres Soviéticas, tornou-se o primeiro líder.[2]

Estrutura e composição[editar | editar código-fonte]

Soldados armênios no Iraque

As Forças Terrestres da Armênia incluem cinco corpos de exército.[3] O emprego nas forças terrestres em 2021 foi de 41.850.

  • 1º Corpo do Exército. Quartel-general - Goris. Possui 2 regimentos de rifles motorizados, tanques, batalhões de reconhecimento, reparo e recuperação.
  • 2º Corpo do Exército. Quartel-general - Khachahpyur. Possui 2 regimentos de rifles motorizados, um regimento de infantaria leve, batalhões de tanques e de reconhecimento e uma divisão de artilharia.
  • 3º Corpo do Exército. Quartel-general - Vanadzor. Possui 4 regimentos de rifles motorizados, um tanque, comunicações, batalhões de reparo e reconhecimento, uma divisão de foguetes e artilharia.
  • 4º Corpo do Exército. Quartel-general - Yeghegnadzor. Possui 4 regimentos de rifles motorizados, uma divisão de artilharia autopropulsada e um batalhão de comunicações.
  • 5º Corpo do Exército. Quartel-general - Nubarashen. Possui 2 fortificações e um regimento de fuzil motorizado.

Além disso, as forças terrestres da Armênia incluem:

  • Brigadas de mísseis, artilharia, forças especiais, mísseis antiaéreos e brigadas radiotécnicas
  • Rifle motorizado, artilharia autopropulsada, artilharia antitanque, míssil antiaéreo, comunicações, engenheiro-sapador e regimentos de logística

O Exército Armênio utiliza principalmente equipamentos militares produzidos na Rússia, na URSS e na Armênia. A lista de armamentos não leva em conta o equipamento militar do Exército de Defesa da República de Artsaque (mais de 300 tanques T-72, o mesmo número de veículos blindados e unidades de artilharia), que coopera estreitamente com as Forças Armadas da Armênia.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Chapter Four: Europe». The Military Balance (em inglês) (1): 73–172. Fevereiro de 2011. ISSN 0459-7222. doi:10.1080/04597222.2011.559835. Consultado em 29 de setembro de 2023 
  2. «Moscow Defense Brief». web.archive.org. 5 de julho de 2015. Consultado em 29 de setembro de 2023 
  3. «Armenian Ground Forces Order of Battle». www.globalsecurity.org. Consultado em 29 de setembro de 2023