Forte da Fajã dos Vimes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fajã dos Vimes, Calheta: vista panorâmica.

O Forte de São Sebastião, também referido como Forte da Ribeira dos Vimes e Forte da Fajã dos Vimes, localizava-se na ponta dos Vimes, na Fajã dos Vimes, na freguesia da Ribeira Seca, concelho da Calheta, na costa sul da ilha de São Jorge, nos Açores.

Em posição dominante sobre este trecho do litoral, constituiu-se em uma fortificação destinada à defesa deste ancoradouro contra os ataques de piratas e corsários, outrora frequentes nesta região do oceano Atlântico.

História[editar | editar código-fonte]

Foi erguido possivelmente após 1710 (contexto da Guerra de Sucessão Espanhola) e antes de 1757, uma vez que há registo, em 1801, de que foi arruinado pelo grande terramoto de 9 de julho de 1757, o chamado "Mandado de Deus", que na ocasião devastou a ilha.[1]

A "Relação" do marechal de campo Barão de Bastos em 1862 informa que se encontrava em grande ruína e abandonado desde longos anos.[2]

O Tombo de 1883 encontrou-o em ruínas e em rápida degradação, devido à erosão marinha e antrópica, dado o reaproveitamento da pedra de seus muros pela população local como material de construção. A edificação de serviço encontrava-se em sofrível estado, e a sua telha guardada por um habitante local.[3]

A estrutura não chegou até aos nossos dias.

Características[editar | editar código-fonte]

Do tipo abaluartado, apresentava planta quadrangular, possivelmente com uma ou duas canhoneiras pelo lado do mar.

Referências

  1. REZENDES, 2009. Consultado em 20 dez 2011. Esta fortificação não se encontra na relação "Fortificações dos Açores existentes em 1710" ("Fortificações nos Açores existentes em 1710" in Arquivo dos Açores, p. 180. Consultado em 8 dez 2011.)
  2. BASTOS, 1997:267.
  3. PEGO, 1998.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • BASTOS, Barão de. "Relação dos fortes, Castellos e outros pontos fortificados que se achão ao prezente inteiramente abandonados, e que nenhuma utilidade tem para a defeza do Pais, com declaração d'aquelles que se podem desde ja desprezar." in Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, vol. LV, 1997. p. 267-271.
  • NEVES, Carlos; CARVALHO, Filipe; MATOS, Artur Teodoro de (coord.). "Documentação Sobre as Fortificações Dos Açores Existentes dos Arquivos de Lisboa – Catálogo". in Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, vol. L, 1992.
  • PEGO, Damião. "Tombos dos Fortes das Ilhas do Faial, São Jorge e Graciosa (Direcção dos Serviços de Engenharia do Exército)". in Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, vol. LVI, 1998.
  • VIEIRA, Alberto. "Da poliorcética à fortificação nos Açores: Introdução ao estudo do sistema defensivo nos Açores nos séculos XVI-XIX". in Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, vol. XLV, tomo II, 1987.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]