Fragarach

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde agosto de 2015).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2015)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Na mitologia irlandesa, Fragarach - também conhecida como a "Respondente" ou a "Retaliadora" - foi a espada de Manannan Mac Llyr e Lugh Lamfada.

Forjada pelos deuses, primeiramente ela esteve em posse de Manannan antes deste passá-la para Lugh (seu filho adotivo). Lugh por sua vez a presenteou à Cúchulainn e, mais tarde, Conn Cétchathach.

Em diversas lendas, Fragarach é atribuída com toda uma variedade de poderes; dentre os quais o mais famoso é a capacidade de, ao ser apontada para a garganta de um oponente, impedi-lo de se mover e força-lo a responder verdadeiramente a qualquer pergunta - dai o nome "Respondente". Outras habilidades incluem atravessar quaisquer obstáculos (sejam estes armaduras, escudo ou paredes), controlar os ventos, deslocar-se da bainha para a mão do usuário por conta própria ao receber um comando mental e causar ferimentos que nunca saram.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia celta é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.