Francisco Antônio de Oliveira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura pelo integrante da Inconfidência Mineira, veja Francisco Antônio de Oliveira Lopes.
Francisco Antônio de Oliveira, em fevereiro 1880 (Militão Augusto de Azevedo.
Armas do barão de Beberibe.[1]

Francisco Antônio de Oliveira, primeiro e único Barão de Beberibe[1] (Recife, 21 de setembro de 1788Recife, 24 de setembro de 1855), foi um comerciante e empreendedor brasileiro,[2] um dos maiores traficantes de escravos de Pernambuco na primeira metade do século XIX, atuou no Brasil, África e Portugal em sociedade com importantes negociantes do mesmo ramo.

Foi membro da Câmara Municipal do Recife durante vinte anos,[1] tendo ocupado sua presidência por diversas vezes. Participou da intensa urbanização que a capital pernambucana, Recife, sofreu no início do século XIX, durante o governo do Barão, futuro Conde, da Boa Vista.

Entre as principais construções que financiou estão o Solar do Barão de Beberibe, residência que se encontrava no bairro de Boa Vista em meio a um grupo de sobrados construídos por ele, demolida em 1942, e o ainda existente Museu do Estado de Pernambuco, que atualmente abriga exposição permanente sobre a sociedade recifense durante o período imperial.[3] Também foi um dos financiadores na construção do Teatro de Santa Isabel, um dos fundadores da Companhia de Águas Beberibe, foi membro-fundador da Associação Comercial de Pernambuco e do Banco Comercial de Pernambuco[1] e da Companhia Pernambucana de Navegação.

Filho de Francisco de Oliveira Guimarães e de D. Maria Joaquina da Conceição e Oliveira. Casou-se em primeiras núpcias com D. Maria Gertrudes Carneiro e posteriormente com D. Ana Josefina Pereira Pinto.[1][2]

Títulos nobiliárquicos e honrarias[editar | editar código-fonte]

Foi comendador da Imperial Ordem de Cristo.[1]

Barão de Beberibe

Título conferido por decreto imperial em 13 de dezembro de 1853.[1] Faz referência ao rio Beberibe, e em tupi significa lugar onde cresce cana.

Referências

  1. a b c d e f g «BookReader - Biblioteca Nacional». objdigital.bn.br. Consultado em 5 de abril de 2023 
  2. a b «Parentesco :: BUSCA — Árvore genealógica de Francisco Antônio de Oliveira, Barão de Beberibe». www.parentesco.com.br. Consultado em 5 de abril de 2023 
  3. «Recife – Museu do Estado | ipatrimônio». Consultado em 5 de abril de 2023 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • GOMES, Amanda Barlavento. A trajetória de Vida do Barão de Beberibe, um traficante de escravos no Império do Brasil (1820 – 1855). Dissertação. UFPE, 2016.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.