Saltar para o conteúdo

Paco Melo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Francisco Melo)
Paco Melo
Informações pessoais
Nome completo Francisco Delgado Melo
Data de nascimento 13 de novembro de 1943 (81 anos)
Local de nascimento Plasencia, Espanha
Informações profissionais
Posição defesa
Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos e gol(o)s



1968-1977
U.P. Plasencia
Béjar Industrial
Real Valladolid
Atlético de Madrid



192 (1)
Seleção nacional
1970 Espanha  

Francisco Delgado Melo (Plasencia, 13 de novembro de 1943), conhecido como Paco Melo ou simplesmente Melo é um ex-futebolista espanhol que atuava como defesa.[1] [2]

Começou a sua carreira na Unión Polideportiva Plasencia, passou pelo Béjar Industrial, Real Valladolid antes de ingressar no Club Atlético de Madrid, onde se estreou na Primeira Divisão Espanhola a 13 de outubro de 1968 num jogo com o Real Zaragoza.

Com o Atlético de Madrid ganhou por três vezes o Campeonato Espanhol e por duas vezes a Copa do Rei da Espanha|Copa do Rei. Igualmente com esse clube participou na Liga dos Campeões da UEFA na época 1973-74 e na Taça Intercontinental da época seguinte.

Jogou por duas vezes na Seleção Espanhola, a primeira delas em 11 de fevereiro de 1970, num jogo ganho por 2:0 pelos espanhóis frente à Seleção Alemã-Ocidental.

Paco Melo retirou-se de jogador no final da temporada de 1976-77. Ao longo da sua carreira disputou 192 partidas na primeira divisão e marcou um golo.

Depois de se retirar foi treinador, primeiro do U.P. Plasencia, depois do Endesa de As Pontes, depois das equipas juvenis do Deportivo da Corunha, chegando a treinar a equipa B desse clube e segundo treinador da equipa principal. Posteriormente passou pelo Real Betis Balompié como segundo treinador.

Notas e referências

[editar | editar código-fonte]
  1. «Ficha de Melo como jogador da Seleção Espanhola» (em espanhol). Consultado em 28 de junho de 2012. Arquivado do original em 11 de novembro de 2005 
  2. «Melo» (em espanhol). www.infoatleti.es. Consultado em 23 de maio de 2024