Freifunk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Logotipo da freifunk.net

Freifunk (em alemão: "Rádio Livre") é uma iniciativa grassroots em apoio às redes de computadores livres e gratuitas na região alemã. Freifunk faz parte de um movimento internacional para uma rede comunitária sem-fio. A iniciativa conta com mais de 400 comunidades locais[1] com mais de 41.000 pontos de acesso.[2] Entre eles, Münster, Aachen, Munique, Estugarda, e Paderborn são as maiores comunidades, como mais de 1000 pontos de acesso cada.[3]

Objetivo[editar | editar código-fonte]

A iniciativa Freifunk instalando antenas Wi-Fi em Berlin-Kreuzburg, em 2013

Os principais objetivos da Freifunk é de desenvolver uma rede Wi-Fi gratuita que é decentralizada, possuído por aqueles que os mantêm e para apoiar a comunicação local. A iniciativa é baseada no acordo Picopeering.[4] Neste acordo, participantes concordam com uma rede livre de descriminação, baseado na Neutralidade da rede. Iniciativas grassroots similares existem na Áustria e na Suíça, como o Funkfeuer e o Openwireless.

Tecnologias[editar | editar código-fonte]

Assim como diversas redes orientadas pela comunidade, Freifunk utiliza tecnologia de rede de malha para trazer redes ad hoc ao interconectar múltiplos roteadores Wi-Fi. Em uma rede ad hoc móvel via Wi-Fi, todos os roteadores conectam entre si com a ajuda de um software especial de roteamento. Quando um roteador deixa de funcionar, este software automaticamente calcula uma nova rota para o destino. Neste caso, o software se chama Freifunk Firmware, e é baseado no OpenWrt e outros softwares livres.

História[editar | editar código-fonte]

Um dos resultados do workshop BerLon em outubro de 2002, sobre redes comunitárias livres em Berlim e Londres, foi o acordo Picopeering. Este acordo sobre as justificativas de redes livres descreve como a transmissão de dados de terceiros é manuseados em uma rede livre e transformou-se no acordo principal da comunidade. Durante o workshop, participantes também concordaram com reuniões regulares em Berlim para que fosse criado uma própria rede Wi-Fi. Assim, o site Freifunk.net foi criado.

Em setembro de 2003, ativistas associados à Freifunk fundaram a associação sem fins lucrativos Förderverein Freie Netzwerke e.V. para apoiar infraestruturas de comunicação livres.[5]

Nos anos seguintes, a iniciativa obteve um certo sucesso pela Alemanha, também por ter se tornado mais fácil instalar o firmware Freifunk em roteadores de prateleira.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Community finden › freifunk.net». freifunk.net (em alemão). Consultado em 6 de agosto de 2018 
  2. «Freifunk-Karte». www.freifunk-karte.de (em alemão). Consultado em 6 de agosto de 2018 
  3. «Community finden › freifunk.net». freifunk.net (em alemão). Consultado em 6 de agosto de 2018 
  4. «Picopeering Agreement v1.0». www.picopeer.net. Consultado em 6 de agosto de 2018 
  5. «Organisation › Förderverein Freie Netzwerke e.V.». foerderverein.freie-netzwerke.de. Consultado em 6 de agosto de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.